Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2609
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Utilização de carvão ativado produzido a partir do resíduo do processamento do açaí para remoção de ferro (III) em água.
metadata.dc.creator: QUEIROZ, Leandro Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Carlos Emmerson Ferreira da
Issue Date: 2016
Citation: QUEIROZ, Leandro Santos. Utilização de carvão ativado produzido a partir do resíduo do processamento do açaí para remoção de ferro (III) em água. Orientador: Carlos Emmerson Ferreira da Costa. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) – Faculdade de Química, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2609. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O resíduo do processamento do fruto do açaí, foi utilizado para produção de carvão ativado, para a remoção de ferro (III) em solução aquosa em comparação com o carvão comercial. O carvão ativado foi preparado carbonizando a biomassa a 600°C, seguida de ativação química, com KOH 50% (m/m), nas proporções de 1:1 e 5:1 KOH/carvão em massa (CAK1 e CAK5) respectivamente. Os resultados de TG/DTG dos carvões apresentaram baixos teores de cinzas (<7%). Dados de adsorção-dessorção de N2 mostraram que ativação por KOH influenciou diretamente nas propriedades texturiais dos carvões produzidos (área superficial, volume e tamanho de poros) alcançando 2744 m2.g-1 de área superficial. Foram criados sítios ácidos na superfície dos carvões como uma maneira de ampliar a variedade de compostos adsorvidos por eles. A criação desses sítios ácidos consiste no tratamento com HNO3 sob microondas, criando grupos oxigenados tal como: Carboxílicos, Fenólicos e Lactônicos em suas superfícies. Estes óxidos foram caracterizados pelo método de Boehm e FT-IR. Os ensaios de adsorção foram realizados em (pH 5, tempo de contato 30 minutos, dosagem de adsorvente 1g.L-1, concentração de ferro (III) 50 ppm). A capacidade de remoção de ferro para os carvões produzidos ficou acima de 55% enquanto para o carvão comercial essa capacidade ficou abaixo de 36%.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Keywords: Resíduo do processamento do açaí
Carvão ativado
Remoção de metal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Química - FAQUI/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoCarvaoAtivado.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons