Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2597
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A relação família e escola: uma análise a partir do discurso de professores de uma escola pública em Irituia – PA
Other Titles: The relation family and school: an analysis from the discourse of teachers of a public school in Irituia - PA
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Márcia Sheila Costa do
metadata.dc.contributor.advisor1: MAIA, Patrícia Ribeiro
Issue Date: 31-Aug-2018
Citation: NASCIMENTO, Márcia Sheila Costa do. A relação família e escola: uma análise a partir do discurso de professores de uma escola pública em Irituia – PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2597. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A escola e a família são na atualidade, uma das mais palpitantes questões discutidas por pesquisadores e/ ou gestores dos sistemas e unidades de ensino. Aproximar a família da escola é uma incansável função de todos que fazem parte do contexto escolar, pois a participação desta no processo de escolarização da criança é de suma importância para o seu desenvolvimento e interfere de maneira positiva no desempenho do aluno na escola. A proposta central deste estudo é baseada na construção de parcerias entre a família e a escola no intuito de que haja por parte do aluno um maior interesse em seu processo de aprendizagem. Sabendo-se que a família em parceria com a escola é fundamental nesse processo, essa problemática motivou a escolha do tema, a fim de melhor compreeender como ocorre a participação dos pais dos alunos em uma Escola Pública do Município de Irituia (PA), tendo ainda a pretensão de aproximar a família da escola para a melhoria na aprendizagem do aluno. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, através de entrevistas para a coleta de dados. Os docentes entrevistados expressaram a necessidade de um maior envolvimento dos pais de alunos no ensino aprendizagem dos alunos, sendo fundamental uma relação mais estreita entre escola e família.
Abstract: School and family are today one of the most pressing issues discussed by researchers and / or managers of educational systems and units. Bringing the family closer to the school is a relentless function of all those who are part of the school context, since their participation in the child's schooling process is of utmost importance for their development and interferes positively with the student's performance in school. The central proposal of this study is based on the construction of partnerships between the family and the school in order for the student to have a greater interest in their learning process. Knowing that the family in partnership with the school is fundamental in this process, for that reason there was the choice of the theme as a proposal of incentive and this partnership and of how occurs the participation of the parents of the students in a Public School of the Municipality of Irituia (PA), with the intention of bringing the family closer to the school to improve student learning. Qualitative research was used through the interview to collect data. Teachers expressed the need for greater involvement of parents of students in the teaching of students, and a closer relationship between school and family is essential.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação - Participação dos pais
Escolas públicas
Irituia (PA)
Education - Parent participation
Public school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacaoFamiliaEscola.pdf820,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons