Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2596
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Leitura e escrita: breve reflexão sobre conhecimentos necessários ao trabalho pedagógico de uma professora
Other Titles: Reading and writing: a brief reflection on the knowledge necessary for a teacher's pedagogical work
metadata.dc.creator: SILVA, Rosemary dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: FARO, Lívia Cristina Fonseca de Araújo
Issue Date: 21-Mar-2019
Citation: SILVA, Rosemary dos Santos. Leitura e escrita: breve reflexão sobre conhecimentos necessários ao trabalho pedagógico de uma professora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2596. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR, tem como título Leitura e Escrita: breve reflexão sobre conhecimentos necessários ao trabalho pedagógico de uma professora propôs como objetivo geral: refletir sobre os que conhecimentos são necessários o professor saber para que desenvolva o processo a alfabetização e o letramento de suas crianças. E como objetivos específicos: a) compreender a partir dos estudos bibliográficos fatores contribuem para as dificuldades de apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) identificar as estratégias que podem dificultar o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais segundo a bibliografia estudada; c) refletir sobre os fatores que contribuem para a dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos do ensino fundamental, a partir da bibliografia estudada. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados deixam evidente os conhecimentos essenciais para a transformação do trabalho pedagógico, assim como a importância do professor conhecê-los.
Abstract: This work of conclusion of the Course of Pedagogy of the Universidade Federal do Pará - Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR,has as its title Reading and Writing: a brief reflection on the knowledge required for the pedagogical work of a teacher proposed as a general objective: to reflect on what knowledge the teacher needs to know so that the process develops the literacy and literacy of their children. And as specific objectives: a) To understand from the bibliographic studies factors contribute to the difficulties of appropriation of reading and writing in the initial years of Elementary School; b) identify the strategies that may hinder the teaching of reading and writing in the initial years according to the bibliography studied; c) to reflect on the factors that contribute to the difficulty of reading and writing learning of elementary school students, based on the bibliography studied. A qualitative bibliographical research was developed. The results make evident the essential knowledge for the transformation of the pedagogical work, as well as the importance of the teacher to know them.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Alfabetização
Prática de ensino
Literacy
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeituraEscritaBreve.pdf307,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons