Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2594
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Participação, co-participação e não-participação: reflexões sobre o equilíbrio na relação família e escola
Other Titles: Participation, co-participation and non-participation: reflections on balance in the family and school relationship
metadata.dc.creator: JAQUES, Luciana Maria Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: JAQUES, Luciana Maria Pinheiro. Participação, co-participação e não-participação: reflexões sobre o equilíbrio na relação família e escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2594. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema “Participação, Co-participação e Não Participação: Reflexões sobre o equilíbrio na relação Família e Escola”, e se justifica, uma vez que escola e família podem ter afinidades para ajudar no processo ensino e aprendizagem do aluno, e ainda se quer compreender, segundo o discurso de responsáveis pelos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria do Pará, os motivos da não participação nas atividades promovidas pela escola. Trabalha-se com o objetivo geral: compreender, na articulação de análises de pesquisadores do tema família e escola e segundo o discurso de responsáveis pelos alunos de uma escola pública de Santa Maria do Pará, os motivos da não participação destes nas atividades promovidas pela escola. Como objetivos específicos pretendemos: Avaliar se os motivos apontados pelos pais dos alunos para sua ausência das reuniões escolares, são previstos ou analisados na literatura específica que aborda essa temática; Verificar como acontece a participação da família na escola na visão dos responsáveis; Analisar criticamente as respostas com base nos dados coletados. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica e empírica, onde se utilizou um roteiro de entrevista, aplicado ao público-alvo que foram 10 (dez) pais (mãe e pai) de alunos. O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir da técnica de entrevista semi-estruturada, que direcionou perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação de dados se deram a partir da transcrição das respostas dadas nas entrevistas. Os autores do estudo são: Ariès (2005), Dessen (2007), Junges (2016), Nogueira (1998/2005/2008/2011), Nóvoa (1995/2007), Polonia (2005), Zago (2000/2007) e outros. Conclui-se que, a escola deve estar atenta à família de cada educando, porque tanto a família deve participar do processo ensino-aprendizagem, quanto a escola precisa estar interligada não só com a família, mas com a comunidade na qual se insere, buscando seus saberes, valores, interesses culturais, sociais, políticos e econômicos.
Abstract: This paper has as its theme "Participation, Co-Participation and Non-Participation: Reflections on Balance in Family and School Relations", and it is justified, since school and family can have affinities to help in the student's teaching and learning process, and wants to understand the reasons for not participating in the activities promoted by the school, according to the discourse of those responsible for the 5th Year of Elementary School in a public school in Santa Maria do Pará. The general objective is to understand the reasons for their non-participation in the activities promoted by the school in the articulation of the analyzes of researchers of the family and school subject and according to the discourse of those responsible for the students of a public school in Santa Maria do Pará. . As specific objectives we intend to: Evaluate if the reasons pointed out by the parents of the students for their absence from the school meetings are predicted or analyzed in the specific literature that addresses this theme; Check how the participation of the family in the school happens in the view of those in charge; Critically analyze the responses based on the data collected. The methodology is based on bibliographical, empirical and field research, which used an interview script, applied to the target audience that were 10 (ten) parents (mother and father) of students. And the study is characterized by the qualitative approach. Data were collected using the semi-structured interview technique, which addressed open and closed questions. The analysis and interpretation of data were based on the transcription of the answers given in the interviews. The authors of the study are Ariès (2005), Dessen (2007), Junges (2016), Nogueira (1998-2005/2008/2011), Nóvoa (1995/2007), Poland (2005), Zago and others. It is concluded that the school must be attentive to the family of each student because as much as the family must participate in the process of teaching learning, the school must also be linked not only with the family but with the community seeking their knowledge, values, interests cultural, social, political and economic.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação - Participação dos pais
Ensino
Aprendizagem
Education - Parent participation
Teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ParticipacaoCo-participacaoNao-participacao.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons