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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Um olhar sobre as práticas docentes acerca da cultura afro brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade
Other Titles: A look at the teaching practices about afro brazilian culture at Antonio Fausto da Trindade Quilombola School
metadata.dc.creator: ESPIRITO SANTO, Nazaré de Jesus Azevedo do
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Assunção José Pureza do
Issue Date: 22-Dec-2018
Citation: ESPIRITO SANTO, Nazaré de Jesus Azevedo do. Um olhar sobre as práticas docentes acerca da cultura afro brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2593. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O tema deste trabalho é “Um olhar sobre as Práticas Docentes acerca da cultura Afro Brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade”, tendo como objetivo geral: analisar o ensino da Cultura Afro-Brasileira na E.M.E.I.F. Antonio Fausto da Trindade, em Inhangapí-Amazônia-Pa, o qual se acredita ter atingido uma vez que se conheceu e compreendeu na fala dos professores as interfaces e relações entre os saberes mobilizados e a cultura escolar repassada por eles. Neste sentido, a investigação confirmou que os saberes e práticas escolares se constituem num estreito diálogo com esta cultura, também em processo de transformações, quando um novo e significativo conteúdo passa a integrar os currículos. Para isso a metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e de campo, onde se aplicou um questionário com 14 questões abertas, a 04 professores da escola citada. Para fundamentar o trabalho usamos Abreu (2008), Bittencourt (2004), Cuche (2002), Fonseca (2003), Freire (1983ª), Gadotti (2001), Geertz (1978), Gomes (2003) e outros. Concluímos que foi possível analisar que o ensino da cultura afro-brasileira na escola a partir da colocação dos participantes da pesquisa, e que a escola trabalha a temática ainda que seja de forma esporádica. Vale citar que essa prática é muito importante para a formação dos alunos que vivem na comunidade, sejam eles remanescentes de quilombos ou não. Também se constatou que os professores se interessam pelo tema, mesmo estes não tendo orientação dos órgãos competentes para a realização na prática. Desta feita, ainda ressalta-se que, esta pesquisa contribuiu muito no momento da aplicação do questionário, para um diálogo sobre o assunto, para a identificação de desafios e dilemas que envolve a prática dos professores, além de ter deixado pistas sobre novos reposicionamentos das práticas consideradas relevantes na escola.
Abstract: The theme of this work is “A look at teaching practices about Afro-Brazilian culture in the Quilombola School Antonio Fausto da Trindade”, with the general objective of analyzing the teaching of Afro-Brazilian culture in E.M.E.I.F. Antonio Fausto da Trindade, in Inhangapí-Amazônia-Pa, which is believed to have reached once it was known and understood in the teachers' speech the interfaces and relations between the mobilized knowledge and the school culture passed on by them. In this sense, research has confirmed that school knowledge and practices constitute a close dialogue with this culture, also in the process of transformation, when a new and significant content is integrated into the curricula. For this the methodology involved the bibliographical and field research, where the interview was applied with 14 questions open to 04 teachers of the mentioned school. In order to base the work we use Abreu (2008), Bittencourt (2004), Cuche (2002), Fonseca (2003), Freire (1983ª), Gadotti (2001), Geertz (1978), Gomes (2003) and others. We conclude that it was possible to analyze that the teaching of Afro-Brazilian culture in the school from the placement of the participants of the research, and that the school works thematic although it is of sporadic form. It is worth mentioning that this practice is very important for the formation of students living in the community, whether they are quilombos or not. It was also found that teachers are interested in the subject, even if they do not have the guidance of the competent bodies to carry it out in practice. It was also emphasized that this research contributed a lot at the moment of the application of the questionnaire, to a dialogue about the subject, to the identification of challenges and dilemmas that involves the practice of teachers, as well as to leave clues about new repositioning of practices considered relevant in school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Quilombolas - Educação
Prática de ensino
Quilombolas - Education
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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