Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2592
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Dina Carla da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.creatorGOMES, Daniele Maria Barros-
dc.date.accessioned2019-11-26T17:46:57Z-
dc.date.available2019-11-26T17:46:57Z-
dc.date.issued2018-10-09-
dc.identifier.citationGOMES, Daniele Maria Barros. Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2592. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2592-
dc.description.abstractThis research has as its theme Bullying in the school environment: an analysis based on the considerations of teachers and students of a public school in São Francisco do Para. As a General Objective: Analyze from the perspective of teachers and students how and in what way bullying presents itself in the school environment and Specific objectives: Identify how the educational subjects (teachers and students) deal with bullying in the school environment; To verify the pedagogical procedures / practices that teachers and students use about bullying inside the school; Evaluate the view of teachers and students about bullying in school. Methodological theoretical procedures were used as qualitative, bibliographical and field procedures. As final considerations, it is observed that most of the children have seen or suffered bullying, directly or indirectly and that the main culprit of all this is the parents who do not guide, do not limit their children, do not educate, do not talk and good part does not know the friends of the children, from there arises these intolerant and violent people capable of doing any atrocities from the lightest to the most extreme.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como título o Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará e como Objetivo Geral buscou analisar sob a ótica dos professores e alunos como e de que forma o bullying se apresenta no ambiente escolar e, objetivos específicos: Identificar como os sujeitos educativos (professores e alunos) lidam com o bullying no ambiente escolar; Verificar quais os procedimentos/praticas pedagógicas que docentes e alunos utilizam acerca do bullying no interior da escola; Avaliar a visão dos professores e alunos acerca do bullying na escola. Foi utilizado como Procedimentos teórico e metodológicos o de cunho qualitativo e de campo. Como considerações finais, observa-se que as maiorias das crianças já se viram ou sofreram bullying, direta ou indiretamente tendo como causa em muitas vezes a falta de orientação familiar, a ausência de limites, de diálogo o que possibilita a presença nos diversos espaços, em especial neste estudo, na escola, de pessoas intolerantes e violentas capazes de fazer qualquer atrocidade das mais leves até as mais extremas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-11-06T12:27:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_BullyingAmbienteEscolar.pdf: 1447019 bytes, checksum: 119b09f3f5906b4491f5f83537403eb5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-11-26T17:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_BullyingAmbienteEscolar.pdf: 1447019 bytes, checksum: 119b09f3f5906b4491f5f83537403eb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-26T17:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_BullyingAmbienteEscolar.pdf: 1447019 bytes, checksum: 119b09f3f5906b4491f5f83537403eb5 (MD5) Previous issue date: 2018-10-09en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectSão Francisco do Pará (PA)pt_BR
dc.subjectBullying in schoolspt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleBullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Parápt_BR
dc.title.alternativeBullying in the school environment: an analysis from the considerations of teachers and students of a public school in São Francisco do Parápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BullyingAmbienteEscolar.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons