Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2592
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará
Other Titles: Bullying in the school environment: an analysis from the considerations of teachers and students of a public school in São Francisco do Pará
metadata.dc.creator: GOMES, Daniele Maria Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: BANDEIRA, Dina Carla da Costa
Issue Date: 9-Oct-2018
Citation: GOMES, Daniele Maria Barros. Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2592. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como título o Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará e como Objetivo Geral buscou analisar sob a ótica dos professores e alunos como e de que forma o bullying se apresenta no ambiente escolar e, objetivos específicos: Identificar como os sujeitos educativos (professores e alunos) lidam com o bullying no ambiente escolar; Verificar quais os procedimentos/praticas pedagógicas que docentes e alunos utilizam acerca do bullying no interior da escola; Avaliar a visão dos professores e alunos acerca do bullying na escola. Foi utilizado como Procedimentos teórico e metodológicos o de cunho qualitativo e de campo. Como considerações finais, observa-se que as maiorias das crianças já se viram ou sofreram bullying, direta ou indiretamente tendo como causa em muitas vezes a falta de orientação familiar, a ausência de limites, de diálogo o que possibilita a presença nos diversos espaços, em especial neste estudo, na escola, de pessoas intolerantes e violentas capazes de fazer qualquer atrocidade das mais leves até as mais extremas.
Abstract: This research has as its theme Bullying in the school environment: an analysis based on the considerations of teachers and students of a public school in São Francisco do Para. As a General Objective: Analyze from the perspective of teachers and students how and in what way bullying presents itself in the school environment and Specific objectives: Identify how the educational subjects (teachers and students) deal with bullying in the school environment; To verify the pedagogical procedures / practices that teachers and students use about bullying inside the school; Evaluate the view of teachers and students about bullying in school. Methodological theoretical procedures were used as qualitative, bibliographical and field procedures. As final considerations, it is observed that most of the children have seen or suffered bullying, directly or indirectly and that the main culprit of all this is the parents who do not guide, do not limit their children, do not educate, do not talk and good part does not know the friends of the children, from there arises these intolerant and violent people capable of doing any atrocities from the lightest to the most extreme.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Assédio nas escolas
Escolas públicas
São Francisco do Pará (PA)
Bullying in schools
Public school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BullyingAmbienteEscolar.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons