Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2587
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A atuação do coordenador pedagógico no espaço escolar: desafios e possibilidades
metadata.dc.creator: MARQUES, Patricia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de
Issue Date: 21-Aug-2018
Citation: MARQUES, Patricia de Oliveira. A atuação do coordenador pedagógico no espaço escolar: desafios e possibilidades. Orientador: Orlando Nobre Bezerra de Souza. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências e Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2587. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo proposto tem como objetivo compreender a atuação do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar. A metodologia se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa e também um levantamento bibliográfico. Nesse sentido, utilizamos os autores: Paro (2001); Lima (2002); Lima e Santos (2007); Serpa (2011), entre outros, na qual foi trabalhado ao longo do curso de Pedagogia, nos deu suporte para a compreensão do assunto tratado. No decorrer da pesquisa compreendi que a gestão educacional não se faz sozinha, são necessários mecanismos para o seu bom funcionamento, dentre esses mecanismos discuto a importância da formação continuada para o coordenador pedagógico, considerando que não basta apenas o conhecimento de suas funções, mas também, o reconhecimento da sua identidade no ambiente escolar.
Abstract: The proposed study aims to understand the activities of the Pedagogical Coordinator in the educational scenario. The methodology developed from a qualitative approach and a bibliographic survey. In that sense, I prioritized the authors: Paro (2001); Lima (2002); Lima and Santos (2007); Serpa (2011), among others, in which it was worked throughout the course of pedagogy, gave us support for understanding the subject dealt with. In the course of the research I realized that the educational management is not done alone, it is necessary mechanisms for its proper functioning, among these mechanisms I emphasize the importance of continuing training for the pedagogical coordinator to have not only the knowledge of their functions, but also the recognition of their identity in the school environment.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
Keywords: Coordenador pedagógico
Gestão Democrática
Ambiente escolar
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtuacaoCoordenadorPedagogico.pdf186,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons