Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2586
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Iza Helena Travassos Ferraz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0746202148340948pt_BR
dc.creatorSANTANA, Jhonata da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4395140938606370pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T20:24:52Z-
dc.date.available2019-11-22T20:24:52Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationSANTANA, Jhonata da Costa. A tendência modelagem matemática na feira de matematica da escola Nossa Senhora do Rosario – Marituba – PA. Orientadora: Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências e Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2586 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2586-
dc.description.abstractThe Mathematics Fairs are fruits of university extension projects, which began at the Regional University of Blumenal, idealized by professors Vilmar José Zermiani and José Valdir Floriani. In the state of Pará, the 1st Mathematical Fair of the Nossa Senhora do Rosário School - Marituba - PA, was held as one of the actions of the extension project "Pedagogical Laboratory of Basic Education" of the Federal University of Pará. I noticed that in some works the signs of the tendency of Mathematical Modeling. The objective of this monograph is to analyze the works carried out in the First Mathematics Fair of the Nossa Senhora do Rosário School in the form "Applied Mathematics and / or its interrelationships with other disciplines", and verify if there are any indications of the use of the method of Mathematical Modeling in teaching. The methodology used was based on a qualitative approach (Chizotti, 2006), and exploratory research was used as a research technique (Gil, 2008), in which a bibliographic survey was made based on Biembengut and Hein (2007), Chaves (2005); and Zermiani (2003), a documentary analysis of the abstracts of papers presented at the Mathematics Fair of the Nossa Senhora do Rosário school, and a semi-structured interview with a teacher who observed the use of the trend. The results obtained were the use of Mathematical Modeling at the fair, because it allowed teachers to make use of new Teaching Methodologies, making references to the local environment of the students.pt_BR
dc.description.resumoAs Feiras de Matemáticas são frutos de projetos de extensão universitaria, que tiveram seu início na Universidade Regional de Blumenal, idealizadas pelos professores Vilmar José Zermiani e José Valdir Floriani. No estado do Pará ocorreu a I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário – Marituba – PA, como uma das ações do projeto de extensão “Laboratorio Pedagógico da Educação Basica” da Universidade Federal Pará. A partir das observações de trabalhos da feira, percebi que em alguns trabalhos há indicios da Tendência Modelagem Matemática. O objetivo dessa monografia é de Analisar os trabalhos realizados na I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário na modalidade “Matemática aplicada e/ou sua inter-relação com outras disciplinas”, e verificar se nesses trabalhos há indícios do uso do método da Modelagem Matemática no ensino. A metodologia utilizada se deu a partir de uma abordagem qualitativa (Chizotti, 2006) e como técnica de pesquisa foi utilizado a pesquisa exploratória (Gil, 2008), no qual se fez um levantamento bibliográfico com base em Biembengut e Hein (2007), Chaves (2005), e Zermiani (2003), uma analise documental dos resumos de trabalhos apresentados na Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário, e uma entrevista semi-estruturada com uma professora que se observou o uso da tendência. Os resultados obtidos apontam que houve o uso da Modelagem Matemática na feira, pois ela propiciou que os professores pudessem fazer uso de novas Metodologias de ensino, fazendo referências ao ambiente local dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2019-11-22T20:24:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_TendenciaModelagemMatematica.pdf: 1584466 bytes, checksum: ff6ee595ff5ef97828eaaec452f7d6fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2019-11-22T20:24:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_TendenciaModelagemMatematica.pdf: 1584466 bytes, checksum: ff6ee595ff5ef97828eaaec452f7d6fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T20:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_TendenciaModelagemMatematica.pdf: 1584466 bytes, checksum: ff6ee595ff5ef97828eaaec452f7d6fd (MD5) Previous issue date: 2018-12-10en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEscola Nossa Senhora do Rosário - Marituba (PA)pt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino tradicionalpt_BR
dc.subjectModelo matemáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA tendência modelagem matemática na feira de matematica da Escola Nossa Senhora do Rosario – Marituba – PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7827-3023pt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TendenciaModelagemMatematica.pdf728,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons