Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2583
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
Other Titles: Teaching knowledge and pedagogical practice: an analysis from the teaching discourse of multiseriate classes
metadata.dc.creator: AZEVEDO, Deni Sandra Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Paulo Lucas da
Issue Date: 21-Nov-2018
Citation: SAZEVEDO, Deni Sandra Silva. Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação, tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões. Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Prática de ensino
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SaberesDocentesPratica.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons