Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2580
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Trabalhando o conteúdo de funções orgânicas utilizando a temática: medicamentos na escola MHVT
metadata.dc.creator: BARBOSA, Maurício Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: MARINHO, Patrícia Santana Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: NETTO, Oswaldo Machado da Ponte
Issue Date: 2018
Citation: BARBOSA, Maurício Ferreira. Trabalhando o conteúdo de funções orgânicas utilizando a temática: medicamentos na escola MHVT. Orientadora: Patrícia Santana Barbosa Marinho. 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Química, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2580. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Constata-se com recorrência, dificuldades e desinteresse no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no contexto educacional brasileiro da atualidade. Deste modo, esta proposta vem com o intuito de propor atividade de identificação das funções orgânicas a partir da temática medicamentos, de maneira inovadora e contextualizada, direcionadas a professores e alunos objetivando o alcance de aprendizagem significativa, dando sentido ao estudo químico contextualizado e tornando o aprendizado de funções orgânicas prazeroso. A metodologia escolhida foi estudo de caso abordagem qualiquantitativa, ancorada em revisão bibliográfica de autores que tratam da temática do ensino e aprendizagem de Química Orgânica; o uso de práticas inovadoras e contextualizadas, assim como autores que trabalham os fármacos. O levantamento inicial de coleta dos dados foi captado em repositórios de dados acadêmicos. O objeto de estudo foi três turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Helena Valente Tavares, na qual foram aplicadas atividades em grupos colaborativos sobre as funções orgânicas nos medicamentos, questionários e entrevistas. Os objetivos desta proposta foram atingidos, pois se inferiu que foi observado avanço, não só no interesse pela disciplina Química e funções orgânicas, como também, no aprendizado dos alunos nas turmas em referência. Verificou-se, ainda, que os alunos podem reagir prazerosamente se estimulados, se colocados em frente a problemas que os desafiem na resolução dos mesmos. Cabendo ressaltar a importância do papel do professor para o alcance do processo de ensino e aprendizagem, no qual deve se colocar como mediador desse processo levando o alunado ao protagonismo de sua própria aprendizagem.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Keywords: Ensino de química
Medicamentos
Funções orgânicas
Aprendizagem e metodologia inovadora
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Química - FAQUI/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TrabalhandoConteudoFuncoes.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons