Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2574
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros |
Other Titles: | Family and school reflections on absences and (dis) meetings |
metadata.dc.creator: | CHAVES, Maria Elcione Pacheco |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e![]() |
Issue Date: | 28-Dec-2018 |
Citation: | CHAVES, Maria Elcione Pacheco. Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2574. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da zona rural, no Município de Mãe do Rio PA. A inquietação ocorreu devido aos pais e mães da referida escola não participarem das atividades escolares de seus filhos, pois o não acompanhamento por parte dos pais e mães parecia ser um fator que contribuía para o atraso na educação dos mesmos. Os objetivos foram investigar os fatores que interferem para a pouca participação dos pais e mães na vida escolar de seus filhos, nas produções acadêmicas que debatem o tema e nas falas de mães e pais e mães da localidade onde atuo. Além desse objetivo, buscou-se observar a postura dos pais e mães em relação a educação de seus filhos; identificar quais os motivos que impedem a convivência dos pais e mães na escola; descrever os principais e mães problemas enfrentado pelos pais e mães, no decorrer do ano letivo, que os deixam ausentes da vida escolar dos filhos nessa escola. As questões norteadoras foram: Compreender as causas dessa realidade frustrante e vigente naquela escola; esclarecer os motivos que estão intervindo para pouca participação desses pais e mães; esclarecer quais as maiores dificuldades encontradas que justifiquem esse distanciamento na educação escolar de seus filhos, além de investigar o que a educação significa para mães e pais e mães de alunos. A metodologia empreendida foi uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados fez-se entrevistas com os docentes e com os pais e mães. Ficou evidenciado que o acompanhamento dos pais e mães na educação dos filhos contribui significativamente para o sucesso na educação dos mesmos, embora a presença e interesse dos pais não garanta automaticamente o sucesso escolar dos filhos e filhas. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Educação - Participação dos pais Professores e alunos Education - Parent participation Teacher-student relationships |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 DVD |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FamiliaEscolaReflexoes.pdf | 337,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License