Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2572
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA
Other Titles: Teaching practices of reading: reflections from a multiserie school in the rural area of ​​Magalhães Barata - PA
metadata.dc.creator: CORRÊA, Milene Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Cirlene do Socorro Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3233-6425
Issue Date: 5-Dec-2018
Citation: CORRÊA, Milene Nunes. Práticas docentes de leitura: reflexões a partir de uma escola multisserie do espaço rural de Magalhães Barata - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2572. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente texto toma como objeto de estudo as Práticas docentes de leitura na multisserie em uma escola do espaço rural do município de Magalhaes Barata - PA. Tem como objetivo geral: Identificar as práticas de leitura que os docentes utilizam na classe multisseriada. E como objetivos específicos: a) Descrever as práticas que os professores usam para viabilizar a leitura dos alunos; b) Conhecer os diferentes tipos de recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para o ensino da leitura na classe multisseriada; c) Averiguar como a família percebe as praticas de leitura dinamizadas pelos educadores no seu fazer pedagógico na multissérie. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, sendo utilizado na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, sendo sujeitos da pesquisa dois professores e quatro pais da referida escola. O estudo indicou que a leitura é fator primordial no desenvolvimento da vida escolar das crianças, e que cabe ao educador buscar estratégias que possam lhe dar possibilidades para utilizar recursos pedagógicos eficazes em consonância metodológica do seu trabalho. Os professores buscam conhecimentos para poder utilizar e ter domínios dos instrumentos pedagógicos para desempenhar seu trabalho com mais eficiência. Nesse sentido, é necessário que o Estado fomente políticas educacionais voltadas a realidade dos alunos do campo, e que assegurem a volorização dos educadores em todos os sentidos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Prática de ensino
Leitura
Magalhães Barata (PA)
Student teaching
Reading
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasDocentesLeitura.pdf398,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons