Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2571
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Orientação sexual: concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí-PA
Other Titles: Sexual orientation: conceptions and pedagogical practices of teachers at Gleba Pernambuco Municipal School in Inhangapí-PA
metadata.dc.creator: CERQUEIRA, Monica Maciel
metadata.dc.contributor.advisor1: MAIA, Marinaldo Carreira
Issue Date: 20-Oct-2018
Citation: CERQUEIRA, Monica Maciel. Orientação sexual: concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2571. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema “Orientação Sexual: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí - PA”. Tem como justificativa, pois a temática deve ser trabalhada no processo de ensino e aprendizagem pelos professores, de forma transversal e interdisciplinar. Destacamos como problemática, a ausência de um trabalho na escola que contemple a temática para que os professores possam desenvolver atividades práticas diferenciadas. Têm-se como objetivo geral: Analisar quais os procedimentos e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento do assunto em suas práticas pedagógicas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, de caráter qualitativa, onde se levantou dados com o apoio de um questionário, como instrumento de auxílio para a técnica de entrevista semiestruturada. Desenvolvemos no 1º Capitulo: A História da Sexualidade no decorrer dos tempos com os itens: A história da sexualidade no Brasil e A educação sexual no Brasil. No 2º capítulo, se trata sobre a educação sexual na visão da família; refletindo sobre os conceitos e definição de: sexualidade e sexo conceitos e definição de sexualidade Freudiana, Educação sexual na escola como prevenção na gravidez na adolescência; A importância da educação sexual escolar no combate a DST-AIDS e outros mais. Também caracteriza-se a escola, e se apresenta a análise e resultado de dados, subsidiada pelos autores: Adorno (1969), Arruda (2009), Bandura (2008), Baltar (1996), Barroso (1986), Bock (2001), Carlan (2012), Camargo (1999), Costa (2000), Cunha (2006), Domingos (2010), Egypto (2003), Figueiró (2006), Foucault (1988/2015), Freud (1974/1998/2001) e outros. Conclui-se que, diante de tantas mudanças sociais pelas quais estamos vivenciando, a escola precisa ampliar em seus espaços, debates para orientar os alunos e pais, sobre o tema nas mais diversas perspectivas.
Abstract: This work has the theme "Sexual Orientation: Conceptions and pedagogical practices of the teachers of the Gleba Pernambuco Municipal School in Inhangapí - PA". It has as justification, since the theme must be worked in the process of teaching and learning by the teachers, in a transversal and interdisciplinary way. We emphasize as problematic the absence of a work in the school that contemplates the theme so that the teachers can develop different practical activities. The general objective is: To analyze the procedures and methodologies used by teachers in the development of the subject in their pedagogical practices. The research is of the bibliographic type, of qualitative character, where data was collected with the support of a questionnaire, as an aid instrument for the semi-structured interview technique. We develop in the 1st Chapter: The History of Sexuality in the course of time with the items: The history of sexuality in Brazil and Sex education in Brazil. In the second chapter, it deals with the sexual education in the vision of the family; reflecting on the concepts and definition of: sexuality and sex concepts and definition of sexuality Freudian, Sexual education at school as prevention in teenage pregnancy; The importance of school sex education in combating STD-AIDS and others. It is also characterized the school, and presents the analysis and result of data, subsidized by the authors: Adorno (1969), Arruda (2009), Bandura (2008), Baltar (1996), Barroso , Carla (2012), Camargo (1999), Costa (2000), Cunha (2006), Domingos (2010), Egypt (2003), Figueiró (2006), Foucault (1988/2015), Freud ) and others. It is concluded that, faced with so many social changes that we are experiencing, the school needs to expand in its spaces, debates to guide the students and parents, on the theme from the most diverse perspectives.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação sexual
Prática de ensino
Orientação sexual
Inhangapi (PA)
Sex instruction
Student teaching
Sexual orientation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_OrientacaoSexualConcepcoes.pdf728,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons