Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2569
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo: dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas nas escolas do campo no município de Inhangapi/PA
Other Titles: Rural education: difficulties encountered by teachers in pedagogical practices in rural schools in Inhangapi / PA
metadata.dc.creator: MERCÊS, Marivaldo Correa das
metadata.dc.contributor.advisor1: FARIAS, Rubenixson Ribeiro
Issue Date: 6-Aug-2018
Citation: MERCÊS, Marivaldo Correa das. Educação do campo: dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas nas escolas do campo no município de Inhangapi/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2569. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca identificar as principais dificuldades enfrentadas na prática pedagógica dos professores que atuam em escolas do campo no município de Inhangapi/PA, uma vez que, novas políticas educacionais e estudos nesta área já foram implementadas, porém, é preciso que as mesmas sejam de fato concretizadas nestas escolas. A pesquisa terá como base, uma reflexão a partir da LDB 9394/96, PNE 2011-2020, PME 2015-2025, PCCR 2015 e Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo. Neste sentido, os meios de abordagens utilizados foram pesquisas de campo, bibliográfica, documental e consulta na internet. Além da participação de professores, alunos e coordenadores pedagógicos da rede escolar municipal, os quais responderam algumas perguntas semiestruturadas, buscando refletir a cerca dos aspectos que levam a essas dificuldades. Assim tornou-se importante analisar a Prática Pedagógica dos docentes de cinco escolas do campo no município supracitado, bem como os fatores desencadeantes dessas dificuldades.
Abstract: The present work seeks to identify the main difficulties faced in the pedagogical practice of teachers working in rural schools in the municipality of Inhangapi / PA, since new educational policies and studies in this area have already been implemented, however, they must be actually materialized in these schools. The research will be based on a reflection based on LDB 9394/96, PNE 2011-2020, PME 2015-2025, PCCR 2015 and National Guidelines for Field Education. In this sense, the means of approaches used were field research, bibliographical, documentary and internet consultation. In addition to the participation of teachers, students and pedagogical coordinators of the municipal school network, who answered some semi-structured questions, seeking to reflect on the aspects that lead to these difficulties. Thus it became important to analyze the Pedagogical Practice of the teachers of five rural schools in the municipality mentioned above, as well as the factors that trigger these difficulties.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação do campo
Educação rural
Prática de ensino
Educação - Política governamental
Inhangapi (PA)
Education, Rural
Student teaching
Education - Government policy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoDificuldades.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons