Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2567
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Emprego de biomassas residuais na remoção de poluentes metálicos: análise de artigos científicos (2010-2016)
metadata.dc.creator: SILVA, Brenda Fortunato da
metadata.dc.contributor.advisor1: PINHEIRO, Marta Helena Tavares
Issue Date: 28-Feb-2018
Citation: SILVA, Brenda Fortunato da. Emprego de biomassas residuais na remoção de poluentes metálicos: análise de artigos científicos (2010-2016). Orientadora: Marta Helena Tavares Pinheiro. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) – Faculdade de Química, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2567. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, apresentamos resultados da análise de artigos publicados em dois periódicos entre os anos de 2010 e 2016, um nacional e um internacional da área de Química. Os seguintes periódicos fizeram parte da análise: Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society. Dos 3.930 artigos que formam o acervo consultado, no período pré-determinado, foram localizados apenas 11 artigos relacionados ao tema: emprego de biomassas residuais na remoção de poluentes metálicos em meio aquoso. A seleção desses artigos foi realizada mediante a leitura dos títulos, resumos e das palavras-chave e, quando necessário, do artigo completo. Após o processo de seleção, foi possível evidenciar que o desenvolvimento de pesquisas e, consequentemente, a elaboração de artigos relativos ao foco estudado concentraram-se no periódico Química Nova, tendo sido publicado 73 % dos artigos analisados. Pode-se concluir que os artigos publicados nos periódicos selecionados, relacionados a temática estudada representam um percentual abaixo de 1 % do total acessado, e que as biomassas estudadas se enquadram na categoria de resíduos agroindustriais, as quais representam uma fonte alternativa para remoção de espécies metálicas em efluentes aquosos, podendo ser empregados como material alternativo de baixo custo e de elevada disponibilidade e economicamente viáveis e contribuindo para minimização de impactos ambientais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
Keywords: Adsorção
Biomassas residuais
Poluentes metálicos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Química - FAQUI/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EmpregoBiomassasResiduais.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons