Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2551
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Reação de biotransformação com o fungo endofítico RZ3P3 isolado da raiz do Paspalum maritimun trin e ensaio antibacteriano
metadata.dc.creator: LUSTOSA, Gustavo Romano Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Marivaldo José costa
Issue Date: 21-Nov-2017
Citation: LUSTOSA, Gustavo Romano Monteiro. Reação de biotransformação com o fungo endofítico RZ3P3 isolado da raiz do Paspalum maritimun Trin e ensaio antibacteriano. Orientador: Marivaldo José Costa Corrêa. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) – Faculdade de Química, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2551. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os fungos endofíticos constituem uma promissora e ainda pouco explorada fonte de substâncias potencialmente bioativas, que podem ser aproveitadas nas inúmeras áreas de conhecimento, tais como medicina, biotecnologia, química entre outras. O presente trabalho tem como finalidade a realização de biotransformação para avaliar e testar o potencial biocatalítico do fungo endofítico codificado como RZ2P3 no qual foi isolado da raiz da espécie vegetal Paspalum maritimum Trin, frente a uma chalcona sintética. O fungo foi ativado em placas de Petri utilizando como meio de cultura semissólido a batata-dextrose-ágar (BDA). O fungo endofítico foi utilizado em reação de biotransformação em meio liquido de caldo de batata e dextrose (BD), empregando o substrato sintético (2E)-1,3-difenil-prop-2- en-1-ona. O fungo RZ2P3 foi capaz de promover a redução da dupla ligação α,β-carbonilada dando origem ao produto 1,3-difenil-propan-1-ona. O produto de reação de biotransformação foi purificado por recristalização, e identificado pelo o método espectrométrico de Ressonância Magnética Nuclear de hidrogênio (RMN 1H). O produto obtido foi submetido ao ensaio biológico antibacteriano, frente às bactérias Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Klebesiella pneumoniae e Enterococcus faecalis e suas atividades classificadas de acordo com os resultados analisados. Através dos resultados obtidos pode-se verificar a eficiência do micro-organismo na técnica de biotransformação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::QUIMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
Keywords: Chalcona
Endofítico
Ensaio antibacteriano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Química - FAQUI/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReacaoBiotransformacaoFungo.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons