Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2548
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita: desafios e possibilidades na Comunidade São Pedro - Santa Maria do Pará
Other Titles: Reading and writing learning difficulties: challenges and possibilities in the São Pedro Community - Santa Maria do Pará
metadata.dc.creator: SANTOS, Leida Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Lívia Cristina Fonseca de
Issue Date: 1-Dec-2018
Citation: SANTOS, Leida Maria da Silva. Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita: desafios e possibilidades na Comunidade São Pedro - Santa Maria do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2548. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como tema “Dificuldade de Aprendizagem da Leitura e Escrita: desafios e possibilidades na comunidade São Pedro-Santa Maria do Pará”. Justifica-se, pois a temática é uma reflexão de minha inquietação diante de uma realidade educacional dos alunos da Escola MEIF. Antônio Henrique de Oliveira. Destaca-se que a problemática surgiu da necessidade de entender melhor, que na construção do desenvolvimento intelectual de cada aluno, há fatores que interferem no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à sua vida escolar. Têm-se como objetivo geral: Analisar os fatores principais que dificultam a leitura e a escrita dos alunos do segundo ano na turma multisserie do Ensino Fundamental da Escola M. E. I. F. Antônio Henrique de Oliveira, na comunidade Travessa São Pedro, Santa Maria do Pará. E como objetivos específicos: Identificar quais as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatar que fatores que contribuem para a manutenção das principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Perceber as práticas pedagógicas da professora pode colaborar para a aprendizagem da leitura e escrita. São autores: Antunes (2003), Fernandes (2006), Ferreiro (2004), Kleiman (2005), Lajolo (1999), Oliveira (1996), Silveira (1997), Soares (2005/2004/2009/2010), Teberosky (2008), Vigotski (2007), e outros. Conclui-se que, foi possível identificar que as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do EF na escola em questão, são as de manter a concentração e atenção no contexto da turma multisserie onde as faixas de idade são grandes, tanto quanto os conteúdos a serem trabalhados, o que ocasiona desestimulo e desmotivação.
Abstract: The paper has the theme “Difficulty of Learning Reading and Writing: challenges and possibilities in the community of São Pedro-Santa Maria do Pará”. It is justified, therefore, the theme is a reflection of my uneasiness before an educational reality of the students of MEIF School. Antônio Henrique de Oliveira. It is worth noting that the problem arose from the need to understand better, that in the construction of the intellectual development of each student, there are factors that interfere in the learning process, causing serious problems or learning difficulties to their school life. The main objective is to analyze the main factors that make reading and writing difficult for second year students in the Multisserie group of the Elementary School of the MEIF School Antônio Henrique de Oliveira, in the Travessa São Pedro community, Santa Maria do Pará. Specific objectives: Identify the main difficulties of reading and writing are presented by the students of the second year of Elementary School. Note that factors that contribute to the maintenance of the main difficulties of reading and writing are presented by the students of the second year of Elementary School. Perceiving the teacher's pedagogical practices can contribute to the learning of reading and writing. They are authors: Antunes (2003), Fernandes (2006), Ferreiro (2004), Kleiman (2005), Lajolo (1999), Oliveira (1996), Silveira (1997), Soares (2005/2004/2009/2010), Teberosky (2008), Vigotski (2007), and others. It is concluded that it was possible to identify that the main difficulties of reading and writing are presented by the students of the second year of EF in the school in question are to maintain concentration and attention in the context of the multisserie group where the age brackets are large, as well as the contents to be worked, which causes discouragement and demotivation.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Leitura
Escrita
Aprendizagem
Santa Maria do Pará (PA)
Reading
Writing
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadeAprendizagemLeitura.pdf841,01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons