Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2540
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
Other Titles: Teaching practice through racist attitudes promoted by students
metadata.dc.creator: JESUS, Erenilde Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Assunção José Pureza do
Issue Date: 19-Nov-2018
Citation: JESUS, Erenilde Monteiro de. Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar, da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano. Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais sem conhecimento das diversidades encontradas nela.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Racismo na educação
Prática de ensino
Racism in education
Student teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaDocenteMediante.pdf707,31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons