Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2537
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental
Other Titles: Teaching life story at the intersection with the process of reading and writing acquisition in the 1st cycle of elementary school
metadata.dc.creator: SANTOS, Arcilene Chaves dos
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 6-Sep-2018
Citation: SANTOS, Arcilene Chaves dos. História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2537. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é o relato de minhas experiências enquanto professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Configura-se como um estudo autobibliográfico que faz uma retomada do processo de escolarização, entrelaçando situações relevantes à carreira docente. Visa verificar de que forma o processo de alfabetização aparece na história de vida de uma professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental no município de Santa Maria do Pará e se estrutura em IV seções: na primeira, apresentase uma introdução com a justificativa e o objetivo da pesquisa. A segunda delineia os caminhos da pesquisa, a terceira seção apresenta o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa enquanto política de formação na intersecção com minha história de vida docente no 1° ciclo das séries iniciais. A quarta e última seção traz a narrativa da entrada e vivência no curso de pedagogia. Evidenciou-se que as experiências vividas e compartilhadas foram primordiais para formação profissional e repercutiram diretamente em minha prática docente.
Abstract: The present research is the report of my experiences as a teacher of the 1st cycle of Elementary School. It is configured as a autobibliographic study that makes a resumption of the schooling process, intertwining situations relevant to the teaching career. It aims to verify how the literacy process appears in the life history of a teacher of the 1st cycle of Elementary School in the municipality of Santa Maria do Pará and is structured in IV sections: in the first, an introduction is presented with the justification and the objective of the research. The second section outlines the research paths. The third section presents the National Pact for Literacy in the Right Age as a training policy at the intersection with my teacher's life history in the first cycle of the initial grades. The fourth and last section brings the narrative of the entrance and experience in the pedagogy course. It was evidenced that the lived and shared experiences were primordial for professional formation and had a direct repercussion on my teaching practice.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Prática de ensino
Ensino fundamental
Student teaching
Elementary School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HistoriaVidaDocente.pdf733,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons