Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2535
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação psicossomática no contexto pedagógico das práticas de educação física
metadata.dc.creator: AZEVEDO, Ediane Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: PINHEIRO, Georges Alberto Silva
Issue Date: 5-Jul-2019
Citation: AZEVEDO, Ediane Souza de. Educação psicossomática no contexto pedagógico das práticas de educação física. Orientador: Georges Alberto Silva Pinheiro. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2535. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata da psicossomática e da educação física escolar, trazendo ambos seu conceito e histórico, de modo que as mesmas sejam articuladas e medias para resultarem num novo olhar pedagógico de educação: educação física e saúde mental na escola, desse modo, busca-se objetivamente atrelar as teorias da educação física seguindo as ideias de Medina (2007) e Brandil (2000) posteriormente às teorias da psicossomática segundo Filho e Burd (2010), Cruz e Junior ( 2011) e Silva e Gaio (2016) para assim mostrar uma nova proposta e perspectiva de educação que vise discutir sobre saúde física e mental com alunos (jovens adolescentes) de forma que tenham um renovado conhecimento do que significa aos dias de hoje ter saúde e bem estar; em como cuidar do seu eu de maneira integral, prevenindo-os das doenças psicológicas e físicas, oriunda desta geração, portanto, esta pesquisa segue a metodologia de cunho bibliográfico e pesquisa qualitativa, buscando novas reflexões e discussões fundamentando ambos os conteúdos de modo que as ideias apresentadas neste projeto tenha significado e demonstre validez para a educação.
Abstract: This work deals with literature and the school physical education, bringing both your concept and history, so that they are articulated and medias to result in new pedagogical education look: physical and mental health education in school, thereby, the aim is to objectively draw the theories of physical education by following the ideas of Medina (2007) and Brandil (2000) subsequently to the psychosomatic theories second son and Burd (2010), Cruz and Junior (2011) and Silva and Gaio (2016) to show a new proposal and perspective of education aimed at discussing about physical and mental health with students (young teenagers) so they have a renewed understanding of meaning to this day have health and wellness; in how to take care of your I fully, preventing them from psychological and physical diseases arising out of this generation, so this research follows the methodology of bibliographical nature and qualitative research, seeking for new thoughts and arguments supporting both the content so that the ideas presented in this project has meaning and demonstrate validity for education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação
Corpo
Mente
Renovação pedagógica
Education
Body
Mind
Pedagogical renewal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoPsicossomaticaContexto.pdf444,11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons