Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2533
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relações de gênero na história da ciência: a presença da mulher na física
metadata.dc.creator: SANTOS, Aline Lobato
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Cleidilane Sena
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: SANTOS, Aline Lobato. Relações de gênero na história da ciência: a presença da mulher na física. Orientadora: Cleidilane Sena Costa. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2533. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: No desenvolvimento deste trabalho buscou-se um aprofundamento na questão da mulher na Física, essa abordagem consta de duas partes, sendo que na primeira é desenvolvido uma análise histórica em relação ao gênero e suas implicações no desenvolvimento das Ciências Exatas, especialmente a Física e na vida das mulheres. Também é proposto um olhar mais realístico do fato de que as mulheres estão inseridas nos meios acadêmicos e profissionais. A segunda é uma abordagem atual, onde foi aplicado questionários a docentes do curso de Física, o mesmo estava disponível na plataforma do Google drive. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é conhecer, por meio dos questionários, a realidade atual das mulheres que optaram em termos profissionais pela física e fazer um paralelo com a evolução ocorrida nas mentalidades do gênero feminino. Assim, foi possível conhecer de que forma as mulheres estão inseridas nos cursos de física e de que maneira se dá relação no que concerne a relação de gênero.
Abstract: In the development of this work, a deepening of the question of women in Physics was sought. This approach consists of two parts. In the first one, a historical analysis regarding gender and its implications in the development of Exact Sciences, especially Physics and women's lives. It also proposes a more realistic look at the fact that women are embedded in academic and professional circles. The second is a current approach, where questionnaires were applied to teachers of the Physics course, the same was available on the Google Drive platform. In this sense, the objective of the work is to know, through the questionnaires, the current reality of women who have opted in professional terms for the physics and to make a parallel with the evolution occurred in the mentalities of the feminine gender. Thus, it was possible to know in what way women are inserted in the courses of physics and in what way it is related in what concerns the relation of gender.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Física
Estereótipo
Gênero feminino
Physics
Stereotype
Feminine gender
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacoesGeneroHistoria.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons