Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2524
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 27-Feb-2019
Citation: PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto. Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2524. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, com base no gênero argumentativo como recurso para o desenvolvimento de habilidades de reflexão crítica da leitura, produção textual e análise das mesmas, dentro desta perspectiva, temos como objetivo geral possibilitar aos alunos á posicionar-se como sujeito na prática da comunicação de seu cotidiano e os objetivos específicos; Aperfeiçoar as competências linguísticas, ou seja, o uso da gramática e desenvolvera prática da leitura e escrita, despertando a capacidade de questionamento, através da argumentação, e que na prática cotidiana os alunos percebam o grande valor do gênero argumentativo nas aulas de Língua portuguesa. No desenrolar deste artigo, foi apresentado as bases teóricas o qual tomo como base, e apresento possibilidades de realização do projeto que foi aplicado, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Barão do Cairari.
Abstract: The present work was carried out with students of the 9th grade of Elementary School in Portuguese Language classes, based on the argumentative genre as a resource for the development of critical reading skills, textual production and analysis of the same. general objective to enable students to position themselves as subjects in the practice of communicating their daily lives and specific objectives; To improve linguistic skills, that is, the use of grammar and develop reading and writing practice, awakening the ability to question, through argument, and in everyday practice students perceive the great value of the argumentative genre in Portuguese Language classes. In the course of this article, I presented the theoretical bases that I take as a basis, and present possibilities for the realization of the project that was applied in the 9th grade class of Elementary School at the Barão do Cairari School.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Keywords: Gênero argumentativo
Leitura
Escrita
Aula de língua portuguesa
Argumentative genre
Reading
Writing
Portuguese language class
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroArgumentativoRecurso.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons