Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2523
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da inserção do gênero cordel no ensino fundamental
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Esmeralda de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
Issue Date: 12-Mar-2019
Citation: RODRIGUES, Esmeralda de Sousa. A importância da inserção do gênero cordel no ensino fundamental. Orientador: Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2523. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema “A importância Inserção do Gênero Cordel no Ensino Fundamental” na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Enedina Sampaio Melo-ESAM. Objetivou introduzir o gênero cordel no cotidiano da sala de aula de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisa foi feita no o período de 11 de maio a 15 de junho de 2018, por meio de um estudo de caso, com pesquisa qualitativa descritiva com utilização de levantamento bibliográfico de autores adeptos ao tema tais como: Abreu (1999), Aguiar (1996), Assis, (2011), Brito (2001), Candido (1972), Chartier (2011), Cosson (2014), Freire (2008), Lajolo (1993), Lajolo (1996), Martins (1994) e aplicação de questionário e também com atividades. Além de pesquisa quantitativa relatando os percentuais de alunos em relação à leitura, literatura e literatura de cordel, assim como enfatizam a importância de literatura de cordel de uso mais lúdica e prática no âmbito da sala de aula. Este trabalho pautou-se em três capitulo a saber, onde o primeiro tem como tema a formação da leitura: a prática social da leitura e obra literária, o segundo trata-se metodologia e o terceiro aborda análise e resultados.
Abstract: The present work has as its theme "The Importance of Cordel Gender in Elementary School" in the State School of Primary and Secondary Education Enedina Sampaio Melo-ESAM. The objective was to introduce the cordel genre into the daily routine of the Portuguese language classroom of Elementary School. Research was done in the period from May 11 to June 15, 2018, through a case study, with qualitative descriptive research using a bibliographical survey of authors who adhere to the theme such as: Abreu (1999), Aguiar (1996) ), Assis, (2011), Brito (2001), Candido (1972), Chartier (2011), Cosson (2014), Freire (2008), Lajolo (1993), Lajolo questionnaire and also with activities. In addition to quantitative research reporting the percentages of students in relation to reading, literature and cordel literature, as well as emphasizing the importance of cordel literature for more playful and practical use within the classroom. This work was based on three chapters, namely, the first one is the formation of reading: the social practice of reading and literary work, the second is a methodology, and the third deals with analysis and results.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Keywords: Literatura de cordel
Leitura
Literatura
Cordel literature
Reading
Literature
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaInsercaoGenero.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons