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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A concepção pedagógica norteadora da educação de meninas do educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970)
metadata.dc.creator: COSTA, Elizabeth Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 1-Jul-2019
Citation: COSTA, Elizabeth Rodrigues da. A concepção pedagógica norteadora da educação de meninas do educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970). Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2522. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa abordar a concepção pedagógica do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” na cidade de Abaetetuba, no período de 1953 a 1970. Criado pelas Missionárias Capuchinhas por intermédio dos poderes municipais e eclesiásticos, a instituição a princípio voltou seus trabalhos educativos para o público feminino, dispondo do ensino primário, que foi o primeiro curso oferecido pelas religiosas para atender as meninas abaetetubenses. Além disso, o estabelecimento de ensino teve o apoio da comunidade local por se tratar de uma instituição religiosa que dispunha de uma educação diferenciada. Além do cunho religioso, o Educandário se destacava como uma instituição privada, assistencialista e educacional. Com base nisso, as questões norteadoras da pesquisa são: Quais as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento? Quais os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula? Quais as disciplinas e suas ementas? E ainda, quais as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem? Para tentar responder tais questionamentos, a pesquisa tem como principal objetivo analisar os princípios norteadores da proposta pedagógica que orientava o ensino primário de meninas no Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970). Sendo este objetivo distribuído da seguinte forma: identificar as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento; identificar os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula, listar as disciplinas e conhecer as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem. Partindo desses objetivos, buscou-se respostas na documentação produzida pela própria instituição, de modo que viesse elucidar os motivos que levaram a origem do colégio no município de Abaetetuba e principalmente a concepção educativa das religiosas. A análise do período investigado foi feita com base na nova história Cultural defendida por Chartier, que proporciona ao pesquisador analisar de diferentes formas os fatos e acontecimentos singulares de uma determinada sociedade. Os dados encontrados na pesquisa, revelam que os princípios norteadores da instituição, visavam uma educação pautada em princípios religiosos da igreja católica, assim como, a formação de meninas para se tornarem futuramente mulheres encaixadas nos pressupostos dos anseios sociais da época, apoiados pelo Estado e pela igreja. As religiosas que administravam o colégio, além das funções de professoras, mestras, Superiora, diretora e secretária, desempenharam outras funções que envolviam missão para além dos portões do colégio. O currículo do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” incluía disciplinas como português, história, geografia, aritmética, ciências e religião e as seguintes práticas educativas: Educação Moral e Cívica, Jogos, Recreação e Música. As práticas avaliativas eram realizadas apenas por verificação de notas das provas realizadas pelas alunas para a promoção da série seguinte ou conclusão de curso. As prescrições encontradas nos documentos do Educandário que iam desde os métodos pedagógicos em sala de aula, disciplinas e práticas avaliativas, revelam que a instituição visava formar meninas nos pressupostos de uma educação, que além da base religiosa, valorizava o ideal feminino propagado no período, de forma que as alunas fossem formadas para desempenharem seu papel como futuras mães, esposas e do lar.
Abstract: The present research aims at approaching the pedagogical conception of the "Our Lady of the Angels" Educandário in the city of Abaetetuba, from 1953 to 1970. Created by the Capuchin Missionaries through the municipal and ecclesiastical powers, the institution initially returned its educational works to the female population, with primary education, which was the first course offered by the nuns to attend the abaetetubenses girls. In addition, the educational establishment had the support of the local community because it was a religious institution that had a differentiated education. Besides the religious aspect, the Educandário stood out as a private institution assistentialist and educational. Based on this, the guiding questions of the research are: What are the pedagogical functions assumed by the sisters in the functioning of the establishment? What methods were used to guide classroom practices? What disciplines? And, what are the evaluative practices of teaching-learning? In order to answer such questions, the main objective of the research is to analyze the guiding principles of the pedagogical proposal that guided the primary education of girls in the "Our Lady of the Angels" Educandário (1953-1970). This objective is distributed as follows: identify the pedagogical functions assumed by the sisters in the functioning of the establishment; to identify the methods that guided the educational practices in the classroom, to list the disciplines and to know the evaluative practices of teaching-learning. Based on these objectives, we sought answers in the documentation produced by the institution itself, so that it would elucidate the reasons that led to the origin of the college in the municipality of Abaetetuba and especially the educative conception of the nuns. The analysis of the period investigated was made based on the new Cultural history defended by Chartier, that allows to the investigator to analyze of different forms the unique facts and happenings of a determined society. The data found in the research reveal that the guiding principles of the institution aimed at an education based on religious principles of the Catholic Church, as well as the formation of girls to become women in the future presupposed of the social desires of the time, supported by the State and by the church. The sisters who administered the college, besides the functions of teachers, teachers, Superior, director and secretary, performed other functions that involved mission beyond the gates of the college. The "Our Lady of the Angels" curriculum includes subjects such as Portuguese, history, geography, arithmetic, science and religion, and the following educational practices: Moral and Civic Education, Games, Recreation and Music. The evaluation practices were carried out only by verifying notes of the tests carried out by the students for the promotion of the following series or course conclusion. The prescriptions found in the documents of Educandário, ranging from classroom teaching methods, disciplines and evaluative practices, reveal that the institution aimed to train girls in the presuppositions of an education that, besides the religious base, valued the feminine ideal propagated in the period, so that the students were formed to play their role as future mothers, wives and the home.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação - Abaetetuba (PA) - História
Educação feminina
Educação católica
Missionárias capuchinhas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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