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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDES, Sandra Karina Barbosa
Issue Date: 2-Jul-2019
Citation: NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva. Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2521. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda as práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica e tem com o objetivo analisar em sítios eletrônicos de eventos científicos comunicações orais publicadas envolvendo as questões de gênero, sexualidade e educação em que os autores promovem ações de como resistir aos modelos curriculares discursivos de como viver a sua sexualidade sobre o víeis heteronormativo existente na escola e na sociedade, que ao mesmo tempo promove outros discursos que subvertem a ótica deste modelo padrão com o único a ser seguido. Como método de pesquisa deste trabalho utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e para as análises das comunicações orais estão alguns princípios de análise do discurso foucaultiano. Com referencial teórico pautado nos autores Michel Foucault (1988), Louro (2002; 2009), Junqueira (2010; 2010), Borrilo (2010) e entre outros, para que pudéssemos perceber que as análises das comunicações orais nos remetem a temática da heteronormatividade como causadora de reforço que a escola utiliza como modelo social, mas que esta mesma norma traz a oportunidades de resistências em diversas formas e discursos para subvertemos a lógica implantada nas escolas ao longo dos anos, analisadas nas ações de resistências encontradas nessas comunicações orais por meio das formações de grupos sociais, exibição de filmes e discursos de resistência promovidos pelos autores do trabalho, como mecanismos de enfrentamento aos preconceitos que alunos são submetidos nos espaços escolares pesquisados, bem como outros, pois compreendemos com a análise dessas ações nessas comunicações orais, alunos podem combater e minimizar a LGBTfobia presente neste espaço escolar, além da reflexão que essas ações podem encadear novas formas de resistir.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Keywords: Currículo
Educação
Gênero
Sexualidade
Política educacional
Direitos humanos
LGBTfobia
Heteronormatividade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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