Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2519
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel dos missionários Xaverianos na educação masculina do colégio São Francisco Xavier, em Abaetetuba – Pará (1966-1975)
metadata.dc.creator: FERREIRA, Evem Neuily Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 17-Jul-2019
Citation: FERREIRA, Evem Neuily Barbosa. O papel dos missionários Xaverianos na educação masculina do colégio São Francisco Xavier, em Abaetetuba – Pará (1966-1975). Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2519. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propõe reconstruir uma historiografia da educação masculina do Colégio São Francisco Xavier (1966-1975), fundado e mantido pela Diocese de Abaetetuba – Pará. Visa também entender a sua influência perante a vida dos meninos que estudaram no estabelecimento no referido período. Com efeito, este estudo aborda de que forma os Missionários Xaverianos contribuíram para o desenvolvimento social e educacional do município abaetetubense, exumando minuciosamente o histórico e funcionamento de um dos seus mais grandiosos feitos para a sociedade local: a implementação do Colégio São Francisco Xavier, em 1966, com frequência exclusivamente masculina, como forma de suprir às necessidades educacionais da região, na época. Também, foi objetivado identificar a proposta pedagógica da instituição; verificar o acesso de alunos na escola; enturmação de classes e séries e verificar as disciplinas do currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa está pautada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural, por esta nos permitir realizar o entrecruzamento de fontes. Dessa forma, utilizamos de técnicas documentais e bibliográficas para a realização de levantamento de dados, a fim de alcançar resultados mais expressivos. Para análise documental, foram explorados os documentos disponíveis no acervo do CSFX, tais como: relatórios de diretores, decretos, entre outros. Para a análise bibliográfica foram utilizadas principalmente as obras de Machado (1986), Rocha (2010) e Araújo (2012). As análises confirmam que a ação educacional masculina dos Missionários Xaverianos, buscou junto de seus pressupostos educacionais o aprofundamento da aprendizagem da maneira de ser, tentando manter um controle sobre alunos do sexo masculino, por meio da prática do civismo, da moral cristã e bons costumes, para assim cumprir suas metas de formação do “homem perfeito”.
Abstract: This research proposes to reconstruct a historiography of the education of the College of St. Francis Xavier (1966-1975), founded and maintained by the Diocese of Abaetetuba - Pará. It also aims to understand its influence in the life of the children who studied in the establishment in that period. In general, this study discusses how the Xaverian Missionaries contributed to the social and educational development of the Baetetubense municipality, thoroughly exhuming the history and functioning of one of its greatest achievements for local society: the implementation of the São Francisco Xavier College in 1966, exclusively male, as a way to meet the educational needs of the region at the time. It was also aimed to identify the pedagogical proposal of the institution; verify the access of students to school; class and series entrenchment and check the disciplines of the school curriculum. Methodologically, the research is based on the theoretical assumptions of the New Cultural History, because it allows us to carry out the cross-linking of sources. Thus, we used documentary and bibliographical techniques to perform data collection in order to achieve more expressive results. For documentary analysis, the documents available in the CSFX collection were explored, such as: reports from directors, decrees, school curriculum, among others. For the bibliographic analysis, the works of Machado (1986), Rocha (2010) and Araújo (2012) were used. The analysis confirms that the Catholic educational action of the Xaverian Missionaries sought, together with their educational assumptions, to deepen the learning of the way of being, trying to maintain control over male students, through the practice of civism, Christian morality and good manners , in order to fulfill his goals of formation of the "perfect man".
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação xaveriana
Educação masculina
Educação cristã
Xaverian education
Male education
Christian education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PapelMissionariosXaverianos.pdf908,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons