Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2516
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Impactos das ações sociais na vida das pessoas que são atendidas pela igreja Adventista em Barcarena-PA
metadata.dc.creator: MOARES, Cleonice Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: FERRANTI, Adelino
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: MOARES, Cleonice Tavares. Impactos das ações sociais na vida das pessoas que são atendidas pela igreja Adventista em Barcarena/PA. Orientador: Adelino Ferranti. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2516. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata do impacto das ações sociais fora do ambiente escolar, especificamente na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Barcarena. O interesse em elaborar um trabalho voltado para os projetos sociais que são desenvolvidos na Igreja Adventista surgiu especificamente quando tive conhecimento de algumas pessoas que foram assistidas desde pequenas pelo Clube de Aventureiros, em seguida pelo Clube de Desbravadores - que são projetos voltados a atender crianças da igreja e fora dela– que hoje têm uma vida diferente e atribuem parte dessa mudança ao aprendizado que obtiveram durante o período em que fizeram parte desses grupos. Isso me despertou profundo interesse devido eu fazer parte desse contexto social, e entender o quanto isso é importante para a minha futura atuação como profissional da educação. Seguindo essa linha de pensamento procurei compreender os impactos que as ações sociais que são desenvolvidas na igreja causam na vida das pessoas que são atendidas por esses projetos. E também analisar de que forma o trabalho realizado nesses projetos contribui para o crescimento pessoal, social, intelectual e espiritual de cada indivíduo assistido, levando em consideração a visão da Pedagogia Social, bem como o papel social da Igreja na sociedade. Baseando-me nessa perspectiva, irei analisar o papel da Pedagogia Social e da igreja na sociedade, descritos por vários autores, principalmente, GOHN (2006), Ellen White (2012) e Paulo Godinho (2013), que tratam do evangelho como instrumento para salvação de pessoas, assim como um meio de ajuda aos necessitados. A abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários com o pastor, formadores, pessoas assistidas e familiares. O trabalho mostrou que a Igreja tem um papel fundamental na participação e transformação da sociedade. Portanto, ficou evidente que a Pedagogia vai muito além dos muros da escola, que as ações pedagógicas desenvolvidas em outros ambientes, também causam um impacto positivo e muito marcante na vida das pessoas envolvidas.
Abstract: The present paper deals with the impact of social actions outside the school environment, specifically in the Seventh-day Adventist Church of Central Barcarena. The interest in working on the social projects that are being developed in the Adventist Church came about specifically when I became aware of some people who had been assisted since childhood by the Adventurers Club, then by the Pathfinder Club - which are projects designed to serve the children of church and beyond - who today have a different life and attribute part of that change to the learning they gained during the time they were in those groups. This has aroused my deep interest because I am part of this social context, and understand how important this is for my future career as an education professional. Following this line of thought, I sought to understand the impacts that the social actions that are developed in the church cause in the lives of the people who are served by these projects. I also searched to examine how the work carried out in these projects contributes to the personal, social, intellectual and spiritual growth of each individual assisted, taking into account the vision of Social Pedagogy, as well as the social role of the Church in society. Based on this perspective, I will analyze the role of Social Pedagogy and the church in society, described by several authors, mainly GOHN (2006), Ellen White (2012) and Paulo Godinho (2013), who treat the gospel as an instrument for the salvation of people, as well as a means of help the needy as our teacher Jesus Christ has taught us. The methodological approach used to carry out the research was qualitative, being the data collection performed through semi structured interviews and questionnaires.Thisresearch has showed that the Church has a fundamental role in the participation and integral transformation of society, which goes far beyond evangelization. Therefore, it is evident that Pedagogy goes far beyond the walls of the school - that the pedagogical actions developed in other environments also have a positive and very marked impact on the lives of the people involved.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Pedagogia social
Igreja
Impactos e Ações sociais
Social pedagogy
Church
Impacts and Social actions
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImpactoAcoesSociais.pdf452,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons