Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2511
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: História de vida e formação: memórias de um professor
metadata.dc.creator: SOUZA, Samuel Reis de
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Lídia Sarges
Issue Date: 9-Aug-2019
Citation: SOUZA, Samuel Reis de. História de vida e formação: memórias de um professor. Orientadora: Lídia Sarges Lobato. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Muaná, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2511. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente memorial é fruto de minha história de vida, um retorno ao passado na busca por memórias sentidas e vividas, atravessada pela infância, pelo processo de formação e da docência que constituíram como professor. Teve como objetivo fazer um estudo da trajetória de vida, buscando interpretar memórias que foram relevantes no processo de formação docente. A metodologia escolhida foi a história de vida, que se constitui como um movimento, dando sentido à vida e a sua historicidade (Bragança, 2012). Como referencial teórico acionei Le Goff (1990), Candau (2012), António Nóvoa (1992, 1999) e Souza (2014). A história de vida, ajudou-me a refletir sobre a profissão, ser professor, revelando a desvalorização, acompanhada com grandes dificuldades cotidiana, que acontecem nas idas e voltas na escola. Com este estudo pude revisitar as minhas memórias e lembranças que foram importantes na minha trajetória de vida. Por fim, vejo que todo o professor deveria revisitar seu passado e escrever suas memórias, suas histórias de vida, fazendo uma reflexão das narrativas, refletindo nas práticas de ensino, na educação.
Abstract: The present memorial is the result of my life history, a return to the past in the search for felt and lived memories, crossed by childhood, the process of formation and teaching that constituted as a teacher. It aimed to make a study of the life trajectory, seeking to interpret memories that were relevant in the process of teacher training. The chosen methodology was the history of life, which constitutes a movement, giving meaning to life and its historicity (Bragança, 2012). As a theoretical reference I have applied Le Goff (1990), Candau (2012), António Nóvoa (1992, 1999) and Souza (2014). The life story, helped me to reflect on the profession, to be a teacher, revealing the devaluation, accompanied with great daily difficulties, that happen in the back and forth at school. With this study I was able to return to the past, to revisit my memories and memories that were important in my life trajectory. Finally, I see that every teacher should revisit his past and write his memoirs, his life stories, reflecting on the narratives, reflecting his stories and teaching practices in education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: História de vida
Memórias
Professores - Formação
Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HistoriaVidaFormacao.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons