Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2507
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O atendimento educacional especializado na Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Miltom Mello
metadata.dc.creator: SANTOS, Alessandra Wilma Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDES, Sandra Karina Barbosa
Issue Date: 17-Jul-2019
Citation: SANTOS, Alessandra Wilma Lima. O atendimento educacional especializado na Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Miltom Mello. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2507. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O processo de consolidação da Educação Especial caracterizou-se por um período de segregação, onde as pessoas com deficiência eram tratadas com diferença e eram privadas tanto do convívio social quanto do direito à escolarização. No entanto, a partir de iniciativas particulares e isoladas, nos anos 60, vemos uma nova configuração se formando para que a educação especial se consolide de fato na perspectiva Inclusiva, inclusive com a implantação de escolas especializadas, a exemplo da Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo. Dessa forma, o presente trabalho traz a temática que tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Educação e Neurofuncional Milton Melo, bem como o método utilizado e sua aplicação no Atendimento Educacional Especializado ofertado as crianças com deficiência. Como método de pesquisa, o trabalho está centrado no processo de pesquisa qualitativa e documental com referencial teórico pautados nos estudos de Mantoan (2010), Glat (2005) e Mazzota (2005).Contudo, essa nova perspectiva de educação leva à vários questionamentos, inclusive por se tratar de uma modalidade de ensino que se caracteriza em proporcionar educação de qualidade e bem estar à pessoas com deficiência, e na escola pesquisada não é diferente, pois a escola além de fazer um trabalho diferenciado, o faz também em paralelo com a escola regular. Portanto, os achados revelam, que há sim a possibilidade de se fazer esse modelo de educação distinta e voltada para a pessoa com deficiência, utilizando o Atendimento Educacional Especializado, tanto na escola comum quanto na escola especializada, a exemplo da Associação Milton Melo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Atendimento educacional especializado
Educação especial
Método Glenn Doman
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtendimentoEducacionalEspecializado.pdf569,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons