Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2505
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: FERREIRA, Érika Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Bruno Rodrigues dos
Issue Date: 26-Jun-2019
Citation: FERREIRA, Érika Ferreira. O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba – PA. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Local de defesa, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2505. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a respeito de como as escolas estão desenvolvendo o processo de inclusão dos alunos com deficiência. O estudo também buscou investigar a atividade das instituições especializadas não públicas, principalmente indagando os motivos que levam os pais a optarem pelo atendimento dos seus filhos nestas unidades. O estudo se concretizou a partir de análises bibliográficas e também com a utilização de uma investigação prática feita por meio da aplicação de questionários a pais de alunos deficientes e, que frequentam a rede regular. A necessidade dessa investigação surgiu a princípio pela intenção de observar a fundo o que atualmente as escolas entendem enquanto inclusão. Os alunos com deficiência são sujeitos expostos e que costumam estar a margem deste processo. Desse modo, ao final da pesquisa descreu-se acerca da qualidade do processo escolar oferecido a estes alunos, da mesma forma como também a respeito das políticas públicas adotadas pelo município, e que necessitam estarem sendo revistas. Dentre o que podemos afirmar, é preciso repensar alguns conceitos, rever algumas ações e reforça o planejamento no sentido de subsidiar o trabalho em prol de melhorias.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Inclusão
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento especializado
Políticas públicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafioInclusaoAlunos.pdf537,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons