Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2503
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná
metadata.dc.creator: MORAES, Nayza Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Lídia Sarges
Issue Date: 9-Aug-2019
Citation: MORAES, Nayza Oliveira. Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná. Orientadora: Lídia Sarges Lobato. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Muaná, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2503. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitulado Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos inicias do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia Muaná apresenta a seguinte problemática: Qual importância da avaliação nos anos inicias do ensino fundamental da escola Santa Rita de Cássia? Onde se objetivou fazer uma reflexão sobre avaliação, buscando identificar os métodos avaliativos utilizados pelos professores dos anos inicias do ensino fundamental. Sabemos que avaliação da aprendizagem se faz presente em nossas escolas como mecanismo utilizado pelos professores, para acompanhar o desempenho seus alunos durante todo período de ensino-aprendizagem, para tanto busquei refletir em autores que são referência no assunto como Luckesi (1997), (2005), Araújo (2009) entre outros. E para dar encaminhamento ao processo da pesquisa, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa etnográfica, onde a mesma baseia-se na pesquisa de campo, fazendo uso da observação participante, conversação e captura de imagem e o diário de campo para possível tradução e análise. Os informantes da pesquisa foram: um professor e duas professoras do ensino fundamental I. Através das análises dos dados obtidos com a pesquisa etnográfica realizada na escola, chego à conclusão que os professores praticam uma avaliação diagnóstica e contínua, e fazem uso de alguns recursos avaliativos que de certa forma, ajuda na melhoria da aprendizagem de seus educandos, apesar de ainda usarem a prova como uma ferramenta de ameaça e classificação, vejo neles um interesse e uma preocupação com ensino-aprendizagem dos seus alunos.
Abstract: The present work entitled Evaluation in the teaching-learning process: a study in the early years of elementary school at Santa Rita de Cássia Muaná presents the following problem: What is the importance of evaluation in the early years of elementary school at Santa Rita de Cássia? It aimed to make a reflection on assessment, seeking to identify the evaluation methods used by teachers in the early years of elementary school. We know that assessment of learning is present in our schools as a mechanism used by teachers to monitor their students' performance throughout the teaching-learning period, so this work sought to reflect on authors who are reference in the subject as Luckesi (1997), (2005 ), Araújo (2009) among others. And to give direction to the research process, as a methodological procedure, it was used na ethnographic research, where it is based on field research, making use of participant observation, conversation and image capture and the field diary for possible translation and analysis. The research informants were: one teacher and two elementary school teachers I. Through the analysis of the data obtained from the ethnographic research carried out in the school, it was possible to conclude that the teachers practice a diagnostic and continuous evaluation, and make use of some evaluative resources. While in some ways helping to improve the learning of their students, although they still use the test as a threat and classification tool, it is possible to see in them an interest and concern with teaching and learning of their students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Avaliação
Educação
Ensino - Aprendizagem
Evaluation
Education
Teaching - Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoProcessoEnsino.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons