Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2502
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental
metadata.dc.creator: CARDOSO, Suellem Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Vívian da Silva
Issue Date: 1-Jul-2019
Citation: CARDOSO, Suellem Macedo. Violência na escola e suas implicações para a prática de professores do ensino fundamental. Orientadora: Vivian Silva Lobato. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba/Pa, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2502. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia tem por objetivo investigar como os professores de uma escola de ensino fundamental, estão trabalhando com situações de violência entre alunos. O estudo insere-se na temática: violência escolar. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Abramovay & Rua (2005), Charlot (1997; 2002), Debarbieux (1998), dentre outros. Os dados coletados são qualitativos oriundos do grupo focal de acordo com o modelo de Bernadete Gatti (2005) realizados com professores da escola situada no município de Abaetetuba. Após a coleta e transcrição, os dados foram agrupados segundo a elaboração de categorias de significados ancorada por Franco (2003), a partir de direções que o próprio discurso dos entrevistados apontou. As questões que conduziram este trabalho foram: o que os professores pensam sobre a violência; tipos de violência; formas de enfrentamento; interferências da violência no trabalho e na aprendizagem do aluno; adoecimento docente. Assim, foi possível detectar que os professores possuem pouca formação e apoio para atuarem em situações de violência, originando medo e indiferença em sua profissão, tornando necessário mais atitude, habilidade, orientação, práticas de conduta, mudanças de hábitos comportamentais e procedimentos adequados para a prevenção de atos de agressividade, estupidez e consequente violência que ocorrem na escola, para assim melhorar o relacionamento entre alunos, pais, professores.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Violência escolar
Educação
Professores
Alunos
School violence
Education
Teachers
Students
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ViolenciaEscolaImplicacoes.pdf419,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons