Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2501
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: COSTA, Camila Machado da
metadata.dc.contributor.advisor1: FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
Issue Date: 26-Jun-2019
Citation: COSTA, Camila Machado da. Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2501. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vem abordar algumas violências no ambiente escolar, fazendo uma breve análise de alguns conceitos de violência e suas tipologias, dando ênfase em como a violência se manifesta no espaço escolar. Tendo como objetivo geral: analisar as implicações da violência escolar no processo de ensino aprendizagem, fazendo um apanhado teórico acerca do conceito de violência e suas tipologias, e como objetivos específicos: identificar os tipos de violências e analisar as conseqüências da violência escolar para o processo de ensino aprendizagem. A metodologia é de abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica utilizando como referencial teórico as contribuições de Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira e Williams (2010), por seus conhecimentos relevantes a respeito do tema. Quanto aos resultados, evidenciou-se que a violência é um fenômeno social, por tanto, está presente no espaço escolar, e causa inúmeras implicações para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Desta forma, concluo que a violência apresentada no ambiente escolar tende a acarretar várias implicações, como a baixa alto-estima, perda do foco nos estudo, baixo rendimento, repetência escolar e por consequentimente, evasão escolar, que também causam um descontentamento dos alunos afetados em relação ao espaço que antes de qualquer coisa, deveria instigar seus alunos a busca do conhecimento.
Abstract: This work approaches some violence in the school environment, giving a brief analysis of some concepts of violence and its typologies, with emphasis on how violence manifests itself in the school space. The main objective of this study is to analyze the implications of school violence in the teaching-learning process, making a theoretical overview of the concept of violence and its typologies, and specific objectives: identify types of violence and analyze the consequences of school violence for the process teaching learning. The methodology is qualitative approach. As a tool, the bibliographical research used as a reference the contributions of Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira and Williams, for their relevant knowledge about the subject. Regarding the results, it was evidenced that violence is a social phenomenon, therefore, it is present in the school space, and it causes countless implications for the process of teaching students' learning. In this way, I conclude that the violence presented in the school environment tends to have several implications, such as low self-esteem, loss of focus in the study, low income, school repetition and consequently school dropout, which also cause discontent among affected students in relation to the space that before anything, should instigate its students the search of knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Violência
Escola
Processo ensino - Aprendizagem
Violence
School
Teaching - Learning process
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ViolenciasEscolaImplicacoes.pdf436,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons