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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A gestão escolar democrática no município de Acará: processos e práticas em escola de ensino fundamental
metadata.dc.creator: BRAGA, Simone Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor1: HORA, Dinair Leal da
Issue Date: 10-Sep-2019
Citation: BRAGA, Simone Medeiros. A gestão escolar democrática no município de Acará: processos e práticas em escola de ensino fundamental. Orientadora: Dinair Leal da Hora. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2498. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso trouxe como objetivo averiguar os modelos de gestão escolar que permeiam o sistema municipal de Acará-PA, especificamente como é realizada a gestão dentro da escola em foco (Pinto Marques), e como essa gestão garante a aprendizagem nesse ambiente. Com isso, por meio de um estudo de caso fundamentado em análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas, verificou-se como são organizadas e executadas a gestão escolar e garantida a gestão democrática no município, no Sistema Municipal de Educação (SME) pela análise dos documentos como: (PME, CME), e também do órgão fiscalizador – Fórum Municipal de Educação – a gestão democrática é assegurada, porém o que identificamos é que na prática não ocorre da mesma maneira, em relação a forma de gestão exercida na escola de ensino fundamental Pinto Marques, sua prática é voltada, predominantemente, para o autoritarismo, embora a visão da direção garanta que a gestão ali desenvolvida seja democrática, nesse sentido a melhoria da aprendizagem na escola não acontece, pois não é garantida uma inter-relação saudável que ajude no empenho e na busca dessa melhoria.
Abstract: This work of course completion aimed to ascertain the school management models that permeate the municipal system of Acará-PA, specifically how management is perfomed within the school in focus (Pinto Marques), and how this management ensures learning in this environment . Throungh a case study that was basead on documentary analysis, observation and semi-structured interviews, it was verified how school management and guarantee of democratic management in the municipality, in the Municipal Education System (SME) are organized and executed. Analisys of documents such as: (PME, CME), and also of the oversigth body – Municipal Education Forum – democratic management is assured, but what we identify is that in practice it does not occur in the same way, in relation to the form of management exercised in the Pinto Marques elementary school, his practice is directed to authoritarianism by the director, although his vision ensures that the management developed in ti is democratic, in this sense the improvement of learning in school does not happen, as it is not guaranteed a healthy inter-relationship that helps in the effort and the search for this improvement.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Práticas de gestão
Gestão democrática
Gerencialismo
Management practices
Democratic management
Managerialism
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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