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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar
metadata.dc.creator: LOBATO, Rosa Maria Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira
Issue Date: 19-Jul-2019
Citation: LOBATO, Rosa Maria Carvalho. Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2495. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.
Abstract: In the present work, entitled Infantile Education: the affectivity in the educational process in the relationship of caring, educating and socializing, a bibliographical study and a field research with the focus on the affection issues were sought, having as study element the affectivity in meaningful learning in Early Childhood Education, with children aged four (4) years, in a nursery in the municipality of Igarapé-Miri-PA. Therefore, the importance of the affective bond for learning is indisputable. Children who do not receive affection have serious commitments in several areas: cognitive, psychological and social. Educational actions need to establish an affective bond between school and family. Family issues are present in the life of the student, thus allowing a discussion between the school and family institution. The school and the family must establish a reciprocal relationship, where both need each other. In view of the above, this research presents an analysis about the issue of affections in the relationship of the child with teachers, with the family and with themselves, in the educational process, in the relationship of caring, educating and socializing. In this way, observation and data collection were carried out in the context where the children of Early Childhood Education develop their activities, and also, as the pedagogical practice of the ruling teachers of the class flows. Eventually, the results were analyzed and it was observed that the children are mostly very affective, feel cared for and loved by their parents. However, there was a need to work harder in the context of schooling. In view of this, the work aims to show the importance of affectivity in the educational process in the relationship of caring, educating and socializing, in the school environment within the framework of pedagogical practices in Early Childhood Education. Therefore, the theoretical background focuses on authors who have contributed a lot to the issue of affect as an element of the process of educating.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Keywords: Afetividade
Cuidar
Família
Aprendizagem
Educação infantil
Affectivity
Take care
Family
Learning
Child education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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