Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2489
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria do Socorro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102997355677802pt_BR
dc.creatorAMARAL, Daniela Pantoja do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728513888652869pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T18:32:54Z-
dc.date.available2019-11-11T18:32:54Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationAMARAL, Daniela Pantoja do. O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2489-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edinilma Ferreira (edinilmas@ufpa.br) on 2019-09-18T21:01:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_ProcessoEnsinoAprendizagem.pdf: 2210593 bytes, checksum: ddcf3a73c3f4f45416bbaf0ff04ec094 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva (lucianess@ufpa.br) on 2019-11-11T18:32:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_ProcessoEnsinoAprendizagem.pdf: 2210593 bytes, checksum: ddcf3a73c3f4f45416bbaf0ff04ec094 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T18:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_ProcessoEnsinoAprendizagem.pdf: 2210593 bytes, checksum: ddcf3a73c3f4f45416bbaf0ff04ec094 (MD5) Previous issue date: 2019-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProcessoEnsinoAprendizagem.pdf2,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons