Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2486
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da unidade municipal de educação infantil Kimie Ohaze no município de Santarém Novo
Other Titles: The importance of playfulness in the pedagogical practice of teachers of the municipal unit of kindergarten Kimie Ohaze in the municipality of Santarém Novo
metadata.dc.creator: BERNARDO, Heloise Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Ellen Aguiar da
Issue Date: 9-Oct-2018
Citation: BERNARDO, Heloise Corrêa. A importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da unidade municipal de educação infantil Kimie Ohaze no município de Santarém Novo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2486. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho acadêmico apresentou como temática a importância da ludicidade em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Santarém novo, como objetivo analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica do professor. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e consequentemente mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. O estudo abrangeu o uso da pesquisa de cunho qualitativo, pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica incluiu ênfase no Referencial Curricular da Educação Infantil (1998) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009), as Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ARIÉS(1981), Vygotsky(1998) entre outros teóricos, tendo como técnica de coletas de dados a entrevista com perguntas semi -estruturadas realizada com 06 (seis) questões abertas destinadas a 02 (dois) professores que atuam na Educação Infantil (maternal e jardim II), De forma mais específica verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente; identificaram-se as mesmas e se descobriu a importância que os professores dão ao lúdico como uma ferramenta pedagógica. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise dos resultados indicou a relevância em mencionar os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais específicas e fundamentais que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história, tornando-se crucial compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças.
Abstract: This academic work has as its theme the importance of a school in the city of Santarém, through a field research, to understand the pedagogical proposals and methodologies in which the school is inserted and aims to know the meaning of play , to conceptualize the main terms used to designate play. It is possible to say that play is a pedagogical tool that teachers can use in the classroom as methodological techniques in learning, since through playfulness students can learn in a more pleasant way , concrete and, consequently, more meaningful, culminating in a quality education, supported by a qualitative field research, as well as a bibliographical research, Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998) the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), the Laws and Guidelines and Bases of National Education, ARIÉS (1981 ), Vygotsky (1998), among other theorists, having as an instrument of data collection the elaboration of an interview with 06 (six) open questions destined to 02 (two) teachers who work in Infant Education (maternal and garden II) to analyze the use of play techniques in the teaching-learning process in Early Childhood Education in the teacher's pedagogical practice. More specifically, it was verified the use of play techniques during the course of teaching; they were identified and the importance that teachers gave to play as a pedagogical tool was discovered. Immediately after the data collection stage, the results obtained were culminated with the preparation of the monographic report of the research carried out. In view of all the information contained in this study it can be concluded that it is important to mention that games and games in the classroom can be considered as privileged social activities of specific and fundamental interaction that guarantee the interaction and construction of knowledge of reality It is also fundamental to understand the ludic universe, where the child communicates with himself and with the world, accepts the existence of others, establishes social relations, constructs knowledge, developing fully, and also, the benefits that play provides in the teaching-learning of children. Still this study brings some considerations about games, games and toys and how they influence the socialization of children.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação infantil
Brincadeiras
Jogos educativos
Escolas municipais
Santarém Novo (PA)
Child education
Play
Educational games
Municipal schools
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaLudicidadePratica.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons