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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
metadata.dc.creator: NEVES, Bruna Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
Issue Date: 2-Jul-2019
Citation: NEVES, Bruna Soares. O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2482. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.
Abstract: Playfulness is essential for the child, as it favors their development in multiple abilities and functions in the cognitive, social, emotional and also motive. Since, Autism Spectrum Disorder (ASD) shows some alteration in the game, especially at the symbolic level. The intervention of this difficulty will directly affect the social and communicative area. Since play is an effective learning tool and vital part in the development of every individual, it is important to approach it in a broad way and adapted to the specific characteristics and needs of each child. Therefore, the objective of this research is to study the use of play in pedagogical practice, as an important element for the teaching-learning of children with autism. The games and games used in the room, in the development of children with ASD, help in the behavior of the child. In this way, to observe how the playful one manifests itself before its learning. The research presents a qualitative approach and the technique of data collection was participant observation. Thus, it is possible to verify that inclusive processes still have to be implemented in practice and that teachers still feel unprepared to receive students with atypical development. This whole educational process shows the importance and necessity of games and games to promote inclusion in general.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Ludicidade
Transtorno do espectro autista
Ensino - Aprendizagem
Inclusão
Autism spectrum disorder
Teaching - Learning
Inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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