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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A presença das famílias homoparentais na escola
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Iracy Maués
metadata.dc.contributor.advisor1: MENDES, Sandra Karina Barbosa
Issue Date: 10-Jun-2019
Citation: RODRIGUES, Iracy Maués. A presença das famílias homoparentais na escola. Orientadora: Sandra Karina Mendes. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade De Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2479. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O tema escolhido relacionado à família, currículo, gênero e sexualidade perpassa contextos históricos variados, possuindo grandes contribuições e conquistas para nossa sociedade atual. Assim, este presente trabalho teve como objetivo compreender o que a comunidade escolar pensa sobre a presença das famílias homoparentais na escola e de que forma a escola trabalha em seu currículo os diferentes arranjos familiares. Como referencial teórico acionei Louro (2008), Foucault (2005), Fonseca (2005), Uziel (2007), (Ferrari, 2011), Silva (2005), Apple (2006). A vigente pesquisa se deu de forma qualitativa e de forma bibliográfica, onde utilizei como método a pesquisa de campo. A mesma foi desenvolvida na Escola E.E.F.M Irmã Estella Maria, de forma a qual, pude entrevistar a gestora, a coordenadora pedagógica da escola, o professor de arte, do laboratório multidisciplinar, a professora de língua portuguesa, de história e de matemática, do sétimo ano da escola e o casal referente à família homoparental. Como técnica de coleta de informações usei a entrevista não padronizada e a observação direta intensiva. Após a fase de coleta de dados, transcrevi as entrevistas, selecionei os discursos que foram condizentes com meu objetivo geral e meus objetivos específicos. Em seguida, realizei a analise do discurso com base na perspectiva de Michel Foucault. E como resultados ressalto que obtive dados que foram significativos em relação a meu objeto de pesquisa, onde pude compreender que se a relação família escola está fragilizada, em relação às famílias homoparentais está mais ainda, devido ao grande preconceito existente em nossa sociedade que acaba contribuindo para a invisibilidade dessas famílias no âmbito escolar, onde na maioria das vezes por medo de que seus filhos possam sofrer algum tipo de violência perante a orientação sexual e forma de vida que possuem acabam se afastando da escola deles. Assim, pude compreender que esta temática ainda é considerada um tabu dentro das escolas, onde seus membros, a maioria não estão preparados para trabalhar este assunto em suas práticas curriculares, pois existem professores que tem consciência da importância deste assunto ser trabalhado no âmbito educacional e outros que por não conhecerem, ainda possuem certa limitação. Logo, dentro dos vários discursos coletados pude perceber que a religião é o fator principal o qual condena as famílias homoparentais, por vários aspectos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Família homoparental
Currículo
Gênero
Sexualidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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