Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2473
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Memórias e história de vida de uma professora: da infância à docência
metadata.dc.creator: LOUREIRO, Priscila Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Lídia Sarges
Issue Date: 10-Aug-2019
Citation: LOUREIRO, Priscila Martins. Memórias e história de vida de uma professora: da infância à docência. Orientadora: Lídia Sarges Lobato. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Muaná, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2473. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é um memorial, que trata das memórias e história de vida de uma professora, tecida pelas dificuldades, superações em um tempo passado e presente. O objetivo traçado entre as narrativas foi de atribuir sentido aos eventos e experiências de vida, buscando interpretar as práticas que contribuíram com a formação. Esta investigação tomou a história de vida como possibilidade metodológica, acompanhada da entrevista semiestrutura. Os referenciais teóricos foram Nóvoa (1989) (2017), Bragança (2012), Louro (1997), Candau Candau (2012), dentre outros. A escrita possibilitou-me documentar de forma descritiva e reflexiva as memórias e fatos que fizeram sentido em minha vida, uma espécie de seleção das experiências e acontecimentos que marcaram a minha história de vida, constituindo-me como professora. Este movimento de leitura, escrita e pesquisa tornou-se um desafio gratificante, pois precisei rememorar meu passado trazendo à tona acontecimentos que estavam guardados em minha memória na zona do esquecimento. Enfim, revivi fragmentos das memórias da minha infância, do processo de escolarização e da docência, sorrir, me emocionei, e hoje tenho a convicção que estou na profissão certa.
Abstract: This work is a memorial, dealing with the memories and life history of a teacher, woven by difficulties, overcoming in a past and present time. The objective outlined between the narratives was to give meaning to events and life experiences, seeking to interpret the practices that contributed to the formation. This investigation took life history as a methodological possibility, accompanied by the semi-structure interview. The theoretical references were Nóvoa (1989) (2017), Bragança (2012), Louro (1997), Candau Candau (2012), among others. Writing allowed me to document descriptively and reflexively the memories and facts that made sense in my life, a sort of selection of experiences and events that marked my life story, constituting me as a teacher. This movement of reading, writing and research became a rewarding challenge, as I had to remember my past by bringing up events that were stored in my memory in the forgetfulness zone. Finally, I relived fragments of memories of my childhood, the process of schooling and teaching, smiling, I was moved, and today I have the conviction that I am in the right profession.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Memória
História de vida
Processo de escolarização
Formação docente
Memory
Life's history
Schooling process
Teacher training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MemoriasHistoriaVida.pdf874,54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons