Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2471
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A utilização do software Modellus como ferramenta pedagógica para o ensino da queda livre
metadata.dc.creator: BENTES, Adeilson Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Cleidilane Sena
Issue Date: 4-Oct-2019
Citation: BENTES, Adeilson Rodrigues. A utilização do software Modellus como ferramenta pedagógica para o ensino da queda livre. Orientadora: Cleidilane Sena Costa. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2471. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O uso da tecnologia de informação e comunicação na área educacional avançou nos últimos anos. Para atender as necessidades do processo educacional vários métodos, recursos, ferramentas e equipamentos mostram-se relevantes, como o software educacional/modelagem computacional Modellus. Este trabalho surgiu visando a dificuldade dos professores na elaboração de aulas diversificadas, com as cargas horárias elevadas os mesmos não dispõem de tempo para desenvolverem metodologias atualizadas de ensino. O objetivo é propor a utilização de aulas prontas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, através do software Modellus, o qual é disponibilizado de forma gratuita na internet, sendo um instrumento auxiliador do professor no dinamismo das atividades, em busca de reduzir o tempo gasto na formulação das aulas. A metodologia abordada procura manusear as variadas funções do Modellus como a elaboração de gráficos, tabelas e animações, produzidos a partir dos modelos matemáticos e parâmetros empregados, explicando o assunto de forma contextualizada e resolvendo exercícios com o auxílio do software Modellus, estimulando alunos no processo de ensino-aprendizagem. A aula sobre queda livre foi pensada visando facilitar as práticas docente, sendo desenvolvida passo a passo, inicialmente com uma apresentação contextualizada seguida de resoluções de atividades com o auxílio do software Modellus. Espera-se com este trabalho, propor a utilização da tecnologia por professores e monitores; auxiliar os professores de física durante as aulas e estimular nos discentes a afeição pela disciplina, gerando assim resultados positivos nos índices acadêmicos. Deste modo a tecnologia torna-se uma parceira do professor na sala de aula, ajudando este a melhorar sua didática e criando relações positivas no ensino da Física.
Abstract: The use of information and communication technology in education has advanced in recent years. To meet the needs of the educational process, various methods, resources, tools and equipment are relevant, such as Modellus educational software / computer modeling. This work arose aiming at the difficulty of teachers in the elaboration of diversified classes, with the high workloads they do not have time to develop updated teaching methodologies. The objective is to propose the use of ready-made classes with the use of information and communication technologies, through the Modellus software, which is freely available on the internet, being an instructor helping the teacher in the dynamism of the activities, seeking to reduce the time spent in class formulation. The applied methodology seeks to handle the various Modellus functions such as the elaboration of graphs, tables and animations, produced from the mathematical models and parameters employed, explaining the subject in a contextualized way and solving exercises with the help of Modellus software, stimulating students in the process. teaching-learning The free fall class was designed to facilitate teaching practices, being developed step by step, initially with a contextualized presentation followed by activity resolutions with the aid of Modellus software. It is hoped with this work, to propose the use of technology by teachers and monitors; assist physics teachers during classes and encourage students to be affectionate for the discipline, thus generating positive results in academic indexes. In this way technology becomes a partner of the teacher in the classroom, helping the teacher to improve his teaching and creating positive relationships in the teaching of physics.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Software Modellus
Aprendizagem significativa
Aulas prontas
Modellus software
Meaningful learning
Classes ready
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoSoftwareModellus.pdf2,49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons