Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2470
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: “Ensina a menina no caminho em que ela deve andar”: representações de práticas educativas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas (1953-1971)
metadata.dc.creator: TRINDADE, Joelma da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 18-Jun-2019
Citation: TRINDADE, Joelma da Silva. “Ensina a menina no caminho em que ela deve andar”: representações de práticas educativas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas (1953-1971). Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2470. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo originou-se do plano de trabalho intitulado “Representações da educação de meninas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas” que integra o projeto de pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA, sob o título “História e memória do Instituto Nossa Senhora dos Anjos: o impacto na ação educacional de meninas abaetetubenses (1953-1980)”. A pesquisa em questão, analisou as representações de ex-alunas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos a respeito da educação que receberam na instituição no período de 1953 a 1971. O INSA, foi fundado na cidade de Abaetetuba nos primórdios da década de 50 pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, que inicialmente atenderam prioritariamente a educação de meninas do referenciado município. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida com um suporte documental e bibliográfico apoiado nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural. Além disso, associou-se ao método da História Oral, cuja fonte foram os registros memorialísticos de 09 ex-alunas, na faixa etária acima de 65 anos. A pesquisa dialogou ainda com teóricos do campo da história da educação, como Libâneo (2014) e dos estudos culturais como Louro (2004); entre outros que foram indispensáveis para a sustentação deste estudo. De acordo com as representações das ex-alunas, o modelo educacional proposto pela instituição implementava um currículo pautado em disciplinas e práticas educativas que visasse principalmente a formação moral, social e religiosa das alunas. Para as ex-alunas, essa formação defendia a disciplina comportamental da mulher, o recato, a obediência, o respeito, além de outros valores que reforçavam um padrão feminino cristalizado na sociedade da época, no que concerne às responsabilidades domésticas. Este resultado se confirma quando se constata que as alunas dessa época se transformaram em donas de casa, mães, esposas, na medida do possível, para exercer a profissão de professoras na própria instituição ou em escolas do município. O cruzamento dos dados encontrados nas diferentes fontes, evidenciou que o Instituto Nossa Senhora dos Anjos (INSA), no período delimitado, zelou por uma educação conservadora pautada, sobretudo, nos princípios morais e religiosos que orientavam a conduta das alunas a fim de que elas se constituíssem no perfil de mulher socialmente aceitável para a época.
Abstract: This study originated from the work plan entitled "Representations of the education of girls of the Our Lady of the Angels Institute in memories of ex-students" that integrates the research project approved in the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships - PIBIC/ UFPA, under the title "History and memory of the Our Lady of the Angels Institute: the impact on the educational action of girls from abaetetubenses (1953-1980)." The research in question analyzed the representations of former students of the Our Lady of the Angels Institute regarding the education they received at the institution from 1953 to 1971. INSA was founded in the city of Abaetetuba in the early days of the 50s by the Capuchin Missionary Sisters, who initially gave priority to the education of girls from the referred municipality. Methodologically, the research was developed with a documentary and bibliographic support based on the theoretical assumptions of the New Cultural History. In addition, it was associated with the Oral History method, whose source was the memorialistic records of 9 former students, in the age group above 65 years. The research also spoke with theoreticians in the field of the history of education, such as Libâneo (2014) and cultural studies such as Louro (2004); among others that were indispensable for the support of this study. According to the representations of the former students, the educational model proposed by the institution required a curriculum that was based on disciplines and educational practices that aimed mainly at the moral, social and religious formation of the students. For the former students, this formation defended the behavioral discipline of women, modesty, obedience, respect, and other values that reinforced a feminine pattern crystallized in the society of the time, regarding domestic responsibilities. This result is confirmed by the fact that the students at that time became housewives, mothers and wives, as far as possible, to practice the profession of teachers in the institution or in schools of the municipality. The cross-checking of the data found in the different sources showed that the Our Lady of the Angels Institute (INSA), during the defined period, was careful to maintain a conservative education based mainly on the moral and religious principles that guided the conduct of the students so that they if they constituted the profile of a woman socially acceptable for the time.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Representações de educação
Instituto Nossa Senhora dos Anjos
Histórias de instituições
Memórias de ex-alunas
Representations of education
Our lady of the angels institute
History of institutions
Memories of ex-students
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinaMeninaCaminho.pdf9,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons