Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2466
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria do Socorro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102997355677802pt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Regina Pantoja-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3816187701963293pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-08T18:11:22Z-
dc.date.available2019-11-08T18:11:22Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Regina Pantoja. Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Pará. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2466. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2466-
dc.description.abstractThe present study focuses on a Case Study based on the experience of a student with visual impairment (DV) of a public school located in the city of Abaetetuba, Pará. This study aims to understand how the process of inclusion of the student's learning in their relation with the didactic-pedagogical practices of the classroom. Methodologically, the research is qualitative, relying on theoretical assumptions that discuss inclusive education, such as Mantoan, Aranha, among others, and of theorists who deal with the learning process, including Vygotsky. For the work of data collection the following technical procedures were used: Observation and semi-structured interviews. The results of the research indicate that the access to the learning of the Deficient Visual (DV) makes more sense and meaning for her when the activities are available in a playful way. With this, we verified through their reactions that the playful is fundamental in the process of learning people with DV.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho incide num Estudo de Caso realizado a partir da experiência de aprendizagem vivida por uma aluna com deficiência visual (DV) de uma escola pública localizada no município de Abaetetuba, no Pará. O referido estudo objetiva compreender como se dá o processo de inclusão da aprendizagem da referida aluna na sua relação com as práticas didático-pedagógicas de sala de aula. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo amparando-se em pressupostos teóricos que discutem a educação inclusiva, como Mantoan, Aranha, entre outros, e de teóricos que tratam do processo de aprendizagem, entre os quais, Vygotsky. Para o trabalho de coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: A Observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à aprendizagem da aluna Deficiente Visual (DV) faz mais sentido e significado para ela quando as atividades são disponibilizadas de forma lúdica. Com isso, verificamos através de suas reações que o lúdico é fundamental no processo de aprendizagem de pessoas com DV.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edinilma Ferreira (edinilmas@ufpa.br) on 2019-09-19T18:07:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EstudoCasoProcesso.pdf: 1490273 bytes, checksum: 44d542e42c7293a89828a41187ee4e58 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva (lucianess@ufpa.br) on 2019-11-08T18:11:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EstudoCasoProcesso.pdf: 1490273 bytes, checksum: 44d542e42c7293a89828a41187ee4e58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-08T18:11:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EstudoCasoProcesso.pdf: 1490273 bytes, checksum: 44d542e42c7293a89828a41187ee4e58 (MD5) Previous issue date: 2019-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectPráticas didático - Pedagógicaspt_BR
dc.subjectRelação DV e Aprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectDidactic - Pedagogical practicesen
dc.subjectDV relationship and school learningen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Parápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstudoCasoProcesso.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons