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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Pará
metadata.dc.creator: SIQUEIRA, Regina Pantoja
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 18-Jun-2019
Citation: SIQUEIRA, Regina Pantoja. Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem de uma aluna com deficiência visual (DV) numa escola pública do município de Abaetetuba/Pará. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2466. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho incide num Estudo de Caso realizado a partir da experiência de aprendizagem vivida por uma aluna com deficiência visual (DV) de uma escola pública localizada no município de Abaetetuba, no Pará. O referido estudo objetiva compreender como se dá o processo de inclusão da aprendizagem da referida aluna na sua relação com as práticas didático-pedagógicas de sala de aula. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo amparando-se em pressupostos teóricos que discutem a educação inclusiva, como Mantoan, Aranha, entre outros, e de teóricos que tratam do processo de aprendizagem, entre os quais, Vygotsky. Para o trabalho de coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: A Observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à aprendizagem da aluna Deficiente Visual (DV) faz mais sentido e significado para ela quando as atividades são disponibilizadas de forma lúdica. Com isso, verificamos através de suas reações que o lúdico é fundamental no processo de aprendizagem de pessoas com DV.
Abstract: The present study focuses on a Case Study based on the experience of a student with visual impairment (DV) of a public school located in the city of Abaetetuba, Pará. This study aims to understand how the process of inclusion of the student's learning in their relation with the didactic-pedagogical practices of the classroom. Methodologically, the research is qualitative, relying on theoretical assumptions that discuss inclusive education, such as Mantoan, Aranha, among others, and of theorists who deal with the learning process, including Vygotsky. For the work of data collection the following technical procedures were used: Observation and semi-structured interviews. The results of the research indicate that the access to the learning of the Deficient Visual (DV) makes more sense and meaning for her when the activities are available in a playful way. With this, we verified through their reactions that the playful is fundamental in the process of learning people with DV.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Deficiência visual
Práticas didático - Pedagógicas
Relação DV e Aprendizagem escolar
Visual impairment
Didactic - Pedagogical practices
DV relationship and school learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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