Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2465
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os transtornos depressivos na infância: suas implicações no processo do ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: CARDOSO, Niwmar Eloy de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Vívian da Silva
Issue Date: 20-Jun-2019
Citation: CARDOSO, Niwmar Eloy de Lima. Os transtornos depressivos na infância: suas implicações no processo do ensino aprendizagem. Orientadora: Vivian Lobato. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2465. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho discute os transtornos depressivos na infância e seus impactos para o processo do ensino aprendizagem. Com essa pesquisa objetivou-se analisar as implicações dos transtornos depressivos na infância, colocando-o em evidência e, assim, proporcionar uma melhor compreensão entre profissionais da educação, a família e a comunidade em que estas crianças estão inseridas, por entendermos que se estes estiverem bem informados e comprometidos serão muito importantes para detectar o problema o quanto antes, o que facilita o tratamento. Trata-se de um estudo de cunho teórico bibliográfico com autores que discutem com precisão a temática abordada, entre eles estão Boruchovith e Cruvinel (2003), Varella (2019), Magalhães (2012), Teodoro (2010) e Palitot (2010), trazendo contribuições importantes sejam elas nas áreas educacionais, sociais, pessoais, físicas e psicológicas. Assim, compreendemos que a falta de conhecimento dificulta o entendimento fazendo com que os transtornos depressivos continuem despercebidos diante da sociedade e continue ameaçando o desenvolvimento infantil e suas relações sociais. Dessa forma, buscou-se trazer um melhor entendimento sobre o tema em questão, trazendo informação sobre sua história no decorrer dos tempos, suas principais características, suas diferenças com outras implicações que também dificultam a aprendizagem e suas ameaças para vida da criança e, assim, fazer com que as pessoas que mais convivem com a criança passem a identificar e a partir daí saber o que fazer diante desse transtorno que coloca em risco não só a aprendizagem como também a vida da criança.
Abstract: The present work discusses the depressive disorders in childhood and its impacts to the process of teaching learning. This research aimed to analyze the implications of depressive disorders in childhood, putting it in evidence and thus provide a better understanding among education professionals, the family and the community in which these children are inserted, because we understand that if these informed and committed parents can lead the child in coping with this problem. It is a theoretical and bibliographical study with authors who discuss with precision the subject matter, among them are Boruchovith and Cruvinel (2003), Varella (2019), Magalhães (2012), Teodoro (2010) and Palitot (2010). bringing important contributions be they in the educational, social, personal, physical and psychological areas. Thus, we understand that lack of knowledge hampers understanding by keeping depressive disorders unnoticed in society and continues to threaten child development and social relationships. In this way, it was sought to bring a better understanding about the subject in question, bringing information about its history in the course of time, its main characteristics, its differences with other implications that also make learning difficult and its threats to the child's life, and thus, to make the people who live with the child to identify and from there to know what to do in the face of this disorder that jeopardizes not only the learning but also the life of the child.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Transtornos depressivos
Infância
Processo do ensino aprendizagem
Depressive disorders
Childhood
Process of teaching learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TranstornosDepressivosInfancia.pdf478,16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons