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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas
metadata.dc.creator: ARIAS, Ariela Thayná de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Bruno Rodrigues dos
Issue Date: 29-Jun-2019
Citation: ARIAS, Ariela Thayná de Souza. A importância do acolhimento escolar para pais de crianças autistas. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2462. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é proveniente de um estudo direcionado a perspectiva acolhedora dentro do ambiente escolar e foi realizado com duas famílias de crianças autistas. Possui como objetivos principais entender os efeitos que o modo de acolhimento e inclusão ocasiona na vida das famílias e das crianças com autismo; descrever como acontece o processo de acolhimento dos pais de crianças autistas nas instituições de ensino e identificar as possibilidades que a escola proporciona para promover o acolhimento dos pais e das crianças com autismo no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica para a compreensão e realização deste trabalho, utilizo de autores como Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000) e Freire (1987). A pesquisa é proveniente de dois estudos de caso baseados na concepção de Gil (2008), tendo como sujeitos duas famílias com crianças autistas e a coordenadora da escola regular que uma delas estuda. A produção de informações se deu primeiramente através do levantamento bibliográfico dos principais conceitos que são refletidos neste estudo, após disso, foram realizadas as entrevistas em busca de uma melhor aproximação da teoria com a vivência cotidiana das crianças autistas. Os resultados desta pesquisa informam que o autismo ainda é um transtorno pouco conhecido, a dificuldade em entendê-lo começa a partir do diagnóstico tardio e implica no desenvolvimento educacional eficaz da criança com TEA. Embora a sociedade reflita bastante acerca de trabalhar práticas pedagógicas inclusivas, nota-se que essa realidade ainda é bastante comprometida dentro das instituições de ensino percebe-se que o acolhimento é pouco conhecido no ambiente educacional, porém fica claro que sua execução é uma prática necessária, que possibilita a aceitação da pessoa com deficiência no seio familiar e que pode diminuir o impacto da descoberta da deficiência para a família. Entretanto ocorre que a implantação do acolhimento ainda é uma realidade impensada dentro do ambiente educacional, sua implantação pode sim trazer melhorias para a inclusão da pessoa com deficiência e auxiliar na parceria entre família e escola.
Abstract: This work are come on studied about the welcoming approachment in environment school, using two families with autism children. That aims to understand the welcoming approachment, the effects in the family lifes, and autism children; to describe how the welcoming of process parents of autism children in the educational institutions, and to identify the possibilities that the school to promote, the inviting process, the parents and children with autism in the teaching and learning process. The theoretical research for to realize and comprehend this work is based in Vygotski (1991), Aranha (2001), Glat and Fernades (2005), Mantoan (2003), Davim (2017), Chizzoti (1991), Padua (2000), and Freire (1987). The research is coming the two studies based in the GIl (2008) conception, Using two families with autism children and the coordinator of the regular school that one them studies. The information production occurred through the bibliographical survey the main concepts that are reflected in this study, after that, the interviews were conducted in search of a better approximation of the theory with daily experience of autism children. The results this research report that autism is still a little known disorder, and the difficulties for to understand begins in late diagnosis and this affects the effective educational development of the children with ASD (Autism Spectrum Disorder). Although the society reflect about to work inclusive pedagogical practices, this reality is still quite compromised within the educational institutions it is perceived that the welcoming is little known in environment educational, but that are execution a necessary practice, which enables the acceptance of the person with this disorder in the family and it can reduce the impact of discovery of the disorder in the family. However, that implantation of the welcoming is still a reality unthought within the educational environment, the implantation can bring improvements to inclusion of people with disorder and help in the partnership between family and school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Acolhimento
Autismo
Inclusão escolar
Humanização
Welcoming
Autism
School inclusion
Humanization
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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