Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2459
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A cultura local no currículo escolar e a constituição das identidades no CEPAL
metadata.dc.creator: BARBOSA, Mauriceia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
Issue Date: 13-Mar-2019
Citation: BARBOSA, Mauriceia Rodrigues. A cultura local no currículo escolar e a constituição das identidades no CEPAL. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2459. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tematiza a relação entre currículo e cultura na constituição das identidades dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental do CEPAL, com o intuito de provocar reflexões sobre a cultura local e o currículo sob o viés crítico. Os objetivos são: identificar que aspectos da cultura local estão presentes no currículo das séries iniciais do ensino fundamental da escola CEPAL, refletir a inclusão de aspectos da cultura local no currículo escolar e como as identidades são constituídas a partir da cultura local. Utilizei os estudos de MOREIRA (2003), SILVA (2002), HALL (2000), e outros autores que também discutem a temática. A pesquisa utilizou o método qualitativo do tipo etnográfico para observar relação entre cultura local e currículo. Os resultados obtidos informam que a cultura local está parcialmente inserida no currículo e é repassada por meio de conteúdos das disciplinas de História e Geografia, sobre datas comemorativas e a história local das festividades; as identidades dos alunos são constituídas no cotidiano da vida escolar a partir das vivências, do contato com o outro e do conhecimento de si e da cultura local imersa no currículo.
Abstract: The present work thematizes the relationship between curriculum and culture in the constitution of the identities of the students of the initial series of the basic education of ECLAC, in order to provoke reflections on the local culture and the curriculum under the critical bias. The objectives are: to identify what aspects of local culture are present in the curriculum of the ECLAC school, to reflect the inclusion of aspects of local culture in the school curriculum and how the identities are constituted from the local culture. I used the studies of MOREIRA (2003), SILVA (2002), HALL (2000), and other authors who also discuss the theme. The research used the qualitative method of the ethnographic type to observe the relationship between local culture and curriculum. The results obtained indicate that the local culture is partially inserted in the curriculum and is passed through contents of the subjects of History and Geography, about commemorative dates and the local history of the festivities; the identities of the students are constituted in the daily life of the school life from the experiences, the contact with the other and the knowledge of oneself and the local culture immersed in the curriculum.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Currículo
Cultura
Identidades
Escola
Curriculum
Culture
Identities
School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CulturaLocalCurriculo.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons