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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A reestruturação do PPC do curso de Pedagogia do campus de Abaetetuba: o currículo em questão
metadata.dc.creator: SILVA, Edina Cristina Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
Issue Date: 12-Mar-2019
Citation: SILVA, Edina Cristina Silva e. A reestruturação do PPC do curso de pedagogia do campus de Abaetetuba: o currículo em questão. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2458. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo problematiza o processo de reestruturação do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-Campus/Abaetetuba. O objetivo de estudo é acompanhar a trajetória histórica de reestruturação do PPC do curso de Pedagogia da UFPA Campus-Abaetetuba, tendo como marco legal a LDB e as DCNS/2015. A metodologia utilizada para a construção do referido trabalho é a análise documental em documentos oficiais e a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em artigos científicos, seguindo autores como: Libâneo (1999, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006), Franco (2008, 2011), Saviani (2007,2008), Dourado (2015), Moreira (2009), Lopes (2016), Mascarenhas (2015), Freire (1999), Goodson (2008), Sacristán (2001), Apple (2008). Os resultados apontam que a reestruturação do PPC do curso em questão, vem sendo realizada desde 2007, buscando formar Pedagogo e Pedagogas críticos/as; atualmente, a reestruturação do PPC do curso de Pedagogia, exige atenção as exigências culturais da contemporaneidade; por outro lado, o curso de Pedagogia e os professores estão sofrendo ataques que configuram um retrocesso na educação nacional.
Abstract: The present study questions the restructuring process of the Pedagogy course of the Federal University of Pará-Campus / Abaetetuba. The objective of this study is to follow the historical trajectory of restructuring of the PPC of the Pedagogy course of UFPA Campus-Abaetetuba, having as legal framework the LDB and the DCNS / 2015. The methodology used for the construction of this work is the documentary analysis in official documents and the bibliographical research of qualitative character, in scientific articles, following authors such as: Libano (1999, 2000, 2001, 2004, 2005, (2008), Sacristan (2001), Apple (2008), Saviani (2007,2008), Golden (2015), Moreira (2009), Lopes (2016), Mascarenhas. The results indicate that the restructuring of the PPC of the course in question has been carried out since 2007, seeking to form Pedagogues and Critical Pedagogues; currently, the restructuring of the PPC of the Pedagogy course, demands attention the cultural demands of the contemporaneity; on the other hand, the course of Pedagogy and teachers are suffering attacks that constitute a setback in national education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Keywords: Projeto pedagógico de curso
Reestruturação curricular
Diretrizes curriculares nacionais
Formação do Pedagogo/a
Pedagogical Course Project
Restructuring curriculum
Curricular guidelines
Education of the pedagogue
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

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