Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2456
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relações entre educações na comunidade Quilombola São Bernardino, Mojú-PA
metadata.dc.creator: MAIA, Damares Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
Issue Date: 2-Sep-2019
Citation: MAIA, Damares Santos. Relações entre educações na comunidade Quilombola São Bernardino, Mojú/PA. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2456. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar os processos educativos e as relações entre educações (educação quilombola e educação escolar quilombola) na comunidade quilombola São Bernardino, Mojú/PA, tomando as práticas sociais da comunidade com base nas ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, indicar possíveis direções ao currículo escolar e sua prática educativa da escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa envolveu uma rápida pesquisa de campo, sendo a recolha dos dados realizada por meio das conversas, observações, visitações no lócus da pesquisa, informações por meio de documentos oficiais da Associação e alguns referenciais teóricos, ademais foi útil também a minha própria experiência de cidadã quilombola. Nos resultados pontuou-se as relações entre as educações com destaque aos desafios de se manter viva as práticas culturais na comunidade, e também de fazer valer o que diz as diretrizes curriculares em relação ao processo de reconhecimento da escola como quilombola na comunidade São Bernardino. Também, pontua-se sobre os desafios de manter vivas as práticas culturais da comunidade, e também de colocar fazer valer o que diz as diretrizes em relação ao processo de reconhecimento da escola como quilombola na comunidade São Bernardino, Mojú/PA.
Abstract: This work aimed to analyze the educational processes and the relationships between educations (quilombola education and quilombola school education) in the quilombola community São Bernardino, Mojú / PA, taking the social practices of the community based on the actions of the subjects and at the same time. , indicate possible directions to the school curriculum and its educational practice of the school. The research, with a qualitative approach, involved a quick field research. The data collection was made through conversations, observations, visits on the research locus, information through official Association documents and some theoretical references. my own experience as a quilombola citizen. In the results, the relationship between the educations was pointed out, highlighting the challenges of keeping alive the cultural practices in the community, and also of enforcing what the curriculum guidelines say in relation to the process of recognition of the school as quilombola in the São Bernardino community. It also points out the challenges of keeping the cultural practices of the community alive, and also of enforcing what the guidelines say regarding the process of recognition of the school as quilombola in the community of São Bernardino, Mojú / PA.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação escola Quilombola
Educação Quilombola
Saberes
Quilombola school education
Quilombola education
Knowledge
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacoesEducacoesComunidade.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons